TV 247 logo
    HOME > Geral

    Jarbas cobra tratamento diferenciado ao Semiárido

    Senador pernambucano utilizou a tribuna nesta terça-feira (22) para cobrar incentivos a projetos de irrigação e um tratamento diferenciado para o Semiárido do Nordeste, atingido pela forte estiagem

    Jarbas cobra tratamento diferenciado ao Semiárido (Foto: Euzivaldo Queiroz/Reuters)

    Raphael Coutinho _PE247 – O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) utilizou nesta terça-feira (22) a tribuna da Casa Alta para cobrar incentivos a projetos de irrigação e um tratamento diferenciado para o Semiárido do Nordeste. Para o parlamentar, a região precisa de políticas que sejam compatíveis com a realidade do local e das pessoas que moram por lá. Jarbas lembrou ainda que muitas pessoas que vivem no Semiárido estão vivendo abaixo da linha da pobreza.

    “Por ser desigual ao resto do país, o Semiárido precisa de uma política de crédito compatível com essa realidade. Se o Nordeste é considerado a região mais pobre do Brasil, o Semiárido é o mais pobre do Nordeste. Essa simples constatação é razão mais do que suficiente para colocar em prática uma política ampla de tratamento diferenciado para o Semiárido”, afirmou Jarbas.

     “A agricultura irrigada é a única atividade econômica capaz de gerar emprego e renda nas áreas áridas e semiáridas do mundo”, acrescentou o senador. Jarbas disse ainda que um levantamento do Banco Mundial (Bird) mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios com projetos de irrigação aumenta em 3,9% quando comparado com outros que não possuem o projeto. O Índice de Pobreza Extrema diminui de 56,7% para 49,4%, e o IDH Educação aumenta de 0,734 para 0,802, enquanto a expectativa de vida do sertanejo sobe de 65 para 72 anos.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: