"Massa não vai se adaptar a modelo político caquético"
Governador de Sergipe postou no Twitter "reflexões de um político no estaleiro" sobre as manifestações que estão ocorrendo no Brasil; “Às ruas competem protestar, manifestar-se, sem seguir este ou aquele modelo pret-a-porter. Aos políticos compete ouvir, olhar, analisar, refletir e agir com competência, agenda e atitudes, de modo a retomar o diálogo com as massas", disse
Valter Lima, do Sergipe 247 - O governador Marcelo Déda (PT) postou no Twitter no início da noite desta sexta-feira (21) suas opiniões sobre os protestos que estão ocorrendo em todo o país. Em tratamento contra um câncer no estômago, o governador de Sergipe, que está afastado das suas funções desde o final de maio, intitulou suas postagens como “as reflexões de um político no estaleiro”.
Disse ele: “Às ruas competem protestar, manifestar-se, sem seguir este ou aquele modelo pret-a-porter. Aos políticos compete ouvir, olhar, analisar, refletir e AGIR com competência, agenda e ATITUDES, de modo a retomar o diálogo com as massas. O conformismo dirá que isso passa: erro! Não é a massa que vai se adaptar a esse modelo político caquético. Políticos que devem adaptar-se. A ferramenta da análise será sempre a política. Basta de sociologuês! A academia tem todo o tempo do mundo, nós não!”.
Foi duro com os vândalos: “VANDALISMO É INCONCILIÁVEL COM A DEMOCRACIA. Compete á sociedade isolá-lo e ao Estado puni-lo”. E mandou recado para a mídia: “Cuidado imprensa, TV Globo, etc.: não se dança valsa na cratera do Etna. Não dá prá prever que caminho tomará a lava.
E houve espaço para referências históricas - e ironias: “Alguma coisa está fora de ordem ou alguma ordem está fora da Coisa. (D'après CV). Há tempos atrás, Chico Buarque, o Grande, detectou a morte da canção. Estamos vendo movimentos sem agenda, líderes, som, discurso: e aí Academia: estamos vendo a MORTE DA RETÓRICA, nascida com a polis grega; jóia da democracia ateniense e ferramenta da república romana? Incorporada à democracia ocidental, tem sido ferramenta indispensável à democracia representativa. E aí? A democracia cabe em 140 toques?”
O governador Marcelo Déda também direcionou alguns tweets para comentar e parabenizar o ato pacífico ocorrido em Aracaju na última quinta-feira (20): “meus parabéns aos manifestantes aracajuanos que deram um exemplo ao país: manifestação pacífica sem vandalismo. Democracia sergipana forte. Meus parabéns ao vice governador Jackson Barreto, à SSP e à PM, PC, CBM. Conduta foi vital para a tranqüilidade da manifestação”.
Ele ainda agradeceu aos que estão torcendo e orando por sua recuperação. “Meu abraço e minha gratidão a todos os amigos que torceram e oraram por mim. Estou bem melhor! Venceremos!”, postou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: