TV 247 logo
    HOME > Geral

    Morre Theodomiro Romeiro, primeiro condenado à morte pela ditadura militar brasileira

    Com apenas 18 anos, Romeiro foi condenado pelo Conselho Especial da Aeronáutica

    Theodomiro Romeiro dos Santos/ Foto: Reprodução, revista Continente/ABI-Bahia (Foto: Associação Bahiana de Imprensa)
    José Reinaldo avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Morreu neste domingo (14), aos 70 anos, Theodomiro Romeiro dos Santos, o primeiro homem condenado pela ditadura militar brasileira quando tinha apenas 18 anos de idade. A informação do falecimento foi divulgada pelo escritor e jornalista, Emiliano José, em sua página oficial no Facebook.

    Ainda jovem, Theodomiro se tornou um destacado militante   na luta contra a ditadura militar, fato que o levou a ser perseguido, preso e condenado à morte pelo Conselho Especial da Aeronáutica em março de 1971. 

    Em 27 de outubro de 1970, na avenida Vasco da Gama, em Salvador, Bahia, Theodomiro Romeiro, Getúlio de Oliveira e Paulo Pontes , todos membros do então clandestino Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), receberam voz de prisão de quatro agentes da ditadura. Na ocasião Getúlio conseguiu fugir, sendo perseguido por um dos agentes, mas Theodomiro e Paulo Pontes foram presos e algemados um ao outro. Com a mão esquerda livre, ao entrar no automóvel que os conduziria à prisão, Theodomiro sacou o revólver que estava em sua pasta e disparou três vezes, acertando dois dos agentes: um sargento da aeronáutica, que morreu com um dos tiros; e um agente da polícia federal, que saiu ferido. 

    Preso, Theodomiro foi condenado à morte naquele mesmo ano, mas teve essa pena comutada para prisão perpétua em 1971. Durante o período preso, teria sido torturado. Sabendo-se excluído da anistia política de 1979 e sob o risco de acabar sendo morto pela repressão, Theodomiro Romeiro dos Santos protagonizou, em agosto daquele ano, uma fuga da prisão.

    Exilou-se na França e retornou ao Brasil apenas em 1985, após a expiração de sua condenação, e se graduou em Direito. Theodomiro aposentou-se como juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco. Recebeu anistia, mas, por motivações ideológicas, jamais pleiteou qualquer indenização.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: