TV 247 logo
    HOME > Geral

    Municípios alagoanos vão ganhar “Selo Unicef”

    Dez municípios alagoanos vão receber, por ações que garantiram direitos a crianças e adolescentes, certificados concedidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); foram avaliadas ações nas áreas de saúde, de educação e de proteção e participação social; quase sempre no topo em rankings negativos, Alagoas é destaque no Brasil entre os estados

    Dez municípios alagoanos vão receber, por ações que garantiram direitos a crianças e adolescentes, certificados concedidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); foram avaliadas ações nas áreas de saúde, de educação e de proteção e participação social; quase sempre no topo em rankings negativos, Alagoas é destaque no Brasil entre os estados (Foto: Voney Malta)
    Voney Malta avatar
    Conteúdo postado por:

    Alagoas 247 - Comumente presente em rankings negativos, como o que mede a taxa de assassinatos no país, Alagoas é destaque no Brasil entre os estados que terão municípios certificados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A entidade vai entregar o "Selo Unicef" a gestores de dez cidades alagoanas por ações que garantiram direitos a crianças e adolescentes.

    A solenidade de entrega acontece nesta terça-feira (13), entre 8h30 e 13h, no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, localizado no Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa. 

    Serão contemplados com a certificação os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Piranhas, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Sebastião, Teotônio Vilela e Taquarana, por ações sociais desenvolvidas entre os anos de 2013 e 2016.

    O Selo Unicef é um reconhecimento internacional às cidades que mais avançaram na redução de desigualdades sociais e na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Foram avaliadas ações nas áreas de saúde, de educação e de proteção e participação social. 

    A premiação reunirá gestores municipais e estaduais, técnicos e adolescentes. O evento faz parte do "Selo Unicef Município Aprovado no Semiárido", que acontece em 10 estados. 

    Conforme a entidade, foram convidados em 2013 para o programa 1.502 municípios de todo o país, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Destes, serão 308 cidades certificadas, por terem realizado pelo menos 70% das ações previstas na metodologia.

    "Avanços significativos podem ser observados não apenas nos 10 certificados, como também nos 26 municípios alagoanos que participaram desta edição do Selo Unicef até o final e foram avaliados", explica a entidade em nota.

    O Selo Unicef

    O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    A metodologia desta edição incluiu Ações Estratégicas e Indicadores de Impacto Social que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir. 

    O Unicef capacitou gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

    Com gazetaweb.com e assessoria

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: