No RS, prefeita francesa critica privatização dos espaços públicos
“Os governos devem ser mais sensíveis à renovação dos espaços públicos e qualquer intervenção deve ser feita em diálogo com a população, sem uso da violência”, defendeu Membro do Partido Comunista Francês e prefeita de Bobigny, Catherine Peyge; ela foi posteriormente informada que Porto Alegre decretou o corte de 115 árvores para o alargamento de uma via sem justificativa aparente pela administração municipal
Rachel Duarte
Sul21 - Membro do Partido Comunista Francês e prefeita de Bobigny, uma comunidade aos arredores de Paris, Catherine Peyge está de passagem pelo Brasil. Conferencista do III Fórum de Autoridades Locais de Periferia (Falp), em Canoas, ela criticou a privatização dos espaços públicos adotada nas cidades ao redor do mundo. “É um lugar de encontro das pessoas que não deve ser privatizado”, salientou.
Em discurso no painel que discutia soluções sustentáveis e democráticas para as cidades de periferia, ela criticou a postura do governo turco frente ao protesto contra a destruição do parque Gezi, em Istambul. A repressão policial contra a manifestação, no dia 31 de maio, deixou ao menos 4 mil pessoas feridas e resultou em quatro mortes. Dois manifestantes e um policial morreu, confirmaram as fontes oficias governamentais nesta terça-feira (11). “Os governos devem ser mais sensíveis à renovação dos espaços públicos e qualquer intervenção deve ser feita em diálogo com a população, sem uso da violência”, defendeu.
Sem saber que a capital gaúcha, Porto Alegre, viveu situação semelhante poucos dias antes do protesto da Turquia, em razão do corte de 115 árvores para o alargamento de uma via sem justificativa aparente pela administração municipal, a prefeita se disse surpresa ao ser informada do ocorrido. Sentada a poucas cadeiras do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ela disse que não sabia do episódio.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: