PI reafirma continuidade do Programa Mais Médicos
A confirmação veio da vice-governadora Margarete Coelho, no Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação, que aconteceu no auditório da DATASUS; segundo ela, "é um programa que teve uma função revelante no estado e não pode ser encerrado"; no Piauí, mais de 300 médicos do programa atuam em 144 municípios; de acordo com o governo federal, atualmente o Programa Mais Médicos conta com um total 18.240 vagas em 4.058 municípios de todo o País, cobrindo 73% dos municípios brasileiros e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs)
Piauí 247 - A vice-governadora Margarete Coelho confirmou, nessa terça-feira (13), a continuidade do programa Mais Médicos o estado. Durante um Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação,no auditório da DATASUS, ela disse que se trata de "um programa que teve uma função revelante no estado e não pode ser encerrado". No Piauí, mais de 300 médicos do programa atuam em 144 municípios. De acordo com o governo federal, atualmente o Programa Mais Médicos, lançado em 2013, no governo da então presidente Dilma Rousseff, conta com um total 18.240 vagas em 4.058 municípios de todo o País, cobrindo 73% dos municípios brasileiros e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Com a expansão do programa em 2015, o governo federal informou que garante assistência para aproximadamente 63 milhões de pessoas.
A meta do governo é criar 11,5 mil novas vagas de graduação e 12,4 mil vagas de residência até 2017. Destas, já foram autorizadas mais de 5 mil vagas de graduação e quase 5 mil de residência. Segundo informações disponibilizadas no site sobre o programa, o Mais Médicos também está melhorando a infraestrutura da Atenção Básica no País. São investidos mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de 26 mil obras em quase 5 mil municípios, das quais aproximadamente 10,5 mil já estão prontas e outras 10 mil encontram-se em fase de execução.
!Os resultados são bastante positivos, uma vez que a maioria dos municípios tinha dificuldade em fixar profissionais e hoje contam com médicos que atuam de forma permanente nesses locais, onde a população precisa muito de atendimento", destacou Margarete Coelho. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), reuniu 75 prefeitos eleitos e secretários de saúde dos municípios que estão em transição do Mais Médicos.
O encontro teve como objetivo discutir a integralidade na organização dos serviços e avaliar a atuação do programa nos três anos de existência. Entre novembro e dezembro deste ano, 134 profissionais médicos cubanos e dois brasileiros encerraram a missão pelo Programa no Piauí. Na próxima semana, 70 novos médicos chegam para substituir aqueles que fecharam o ciclo nos municípios.
De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Costa, haverá a reposição dos 136 profissionais. Os outros médicos cubanos chegarão ao país em janeiro e a previsão é de que iniciem, de imediato, o trabalho nos municípios. Hoje vamos tratar, dentre outros assuntos, sobre a acolhida desses médicos no período de adaptação, que compete ao município”, atentou o gestor.
O Seminário contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Rogério Abdalla. "A expectativa é ampliar o programa no Piauí. Queremos levar o programa a mais oito municípios, onde cerca de 450 médicos atuarão. Por enquanto, o Ministério da Saúde tem garantido a manutenção do programa, mas vamos tentar criar as condições para que mais vagas sejam disponibilizadas para o Piauí", pontuou.
*Com informações de assessoria
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: