Planos de Saúde têm novos prazos de atendimento
A Agncia Nacional de Sade definiu um perodo mximo para a realizao de consultas, cirurgias e exames pelos convnios. Se no puder cumprir, operadora dever oferecer uma alternativa ao servio solicitado
247 – Os convênios terão de respeitar a partir de hoje novos prazos exigidos pela norma da Agência Nacional de Saúde (ANS), que entraram em vigor nesta segunda-feira. A regulação aprovada em julho define um tempo máximos para a realização de consultas, cirurgias e exames pelos planos de saúde. As operadoras deverão atender em até 7 dias úteis a beneficiários para consultas básicas como pediatria, clínica médica, cirurgia geral, além de atendimentos odontológicos, ginecologia e obstetrícia. Para as outras especialidades médicas, o prazo é de14 dias.
Os exames deverão ser realizados em até três dias úteis. Procedimentos de alta complexidade devem ocorrer em até 21 dias. Sessões e consultas com psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos têm prazo de 10 dias.
Se o consumidor não conseguir marcar consulta com o plano de saúde no prazo previsto em lei, deverá acionar a operadora para obter uma alternativa ao atendimento solicitado. As penalidades previstas vão da suspensão da comercialização de parte ou de todos os produtos oferecidos ao afastamento dos dirigentes da empresa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: