TV 247 logo
    HOME > Geral

    Por OSs, João minimiza ação do MP, critica médicos e bate em Rogério

    Ao defender a implantação das organizações sociais na gestão de algumas unidades de saúde na capital, o prefeito questionou a ação do MP ("as OSs funcionam em todo lugar e é legal, porque em Sergipe será ilegal? Vamos discutir. Tenho certeza que chegaremos a um entendimento, porque não podemos continuar com a precariedade que aí está"); denunciou a realização de greve branca por parte dos médicos ("os médicos vão para os postos, trabalham um pouquinho e depois saem em protesto") e fez acusações graves contra  o deputado federal Rogério Carvalho ("que este cidadão tem má vontade com a gente, tem. Que ele usa seu o prestígio, que é grande junto ao Ministério da Saúde, para impedir que as coisas venham para Sergipe, existe")

    Por OSs, João minimiza ação do MP, critica médicos e bate em Rogério
    Valter Lima avatar
    Conteúdo postado por:

    Valter Lima, do Sergipe 247 – Na longa entrevista que concedeu na manhã desta quarta-feira (5) à imprensa sergipana, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), demonstrou disposição para enfrentar as críticas e ações contrárias à implantação de organizações sociais na administração das unidades de saúde municipais.

    Ele demonstrou tranqüilidade em relação ao processo que o Ministério Público Estadual (MPE) está movendo contra as OSs, criticou “parte dos médicos” que estão fazendo greve branca e afirmou que o deputado federal Rogério Carvalho (PT) atua para impedir investimentos do Ministério da Saúde em Aracaju.

    Sobre a ação movida pelo MPE, João argumentou que outros Estados têm utilizado esta forma de gestão, sem ser considerado ilegal e apresentando resultados positivos. “Toda inovação gera objeções. Todos os estados do Brasil estão utilizando OSs. Estive ontem em São Paulo, com o prefeito Geraldo Alckmin e lá tem OS; em Pernambuco, Eduardo Campos usa OS; na Bahia, com Jacques Wagner, do PT, também é OS. Não vamos aplicar em postos. Só em unidades maiores, como na maternidade que iremos construir. As OSs funcionam em todo lugar e é legal, porque em Sergipe será ilegal? Vamos discutir. Tenho certeza que chegaremos a um entendimento, porque não podemos continuar com a precariedade que aí está”, disse.

    Já em relação aos profissionais de saúde, João disse que “muitos médicos recebem por quatro horas e só querem trabalhar uma hora”. Ele também afirmou que a categoria está fazendo greve branca em protesto às OSs. “Os médicos vão para os postos, trabalham um pouquinho e depois saem em protesto. Com as OSs, o custo ficará menor, atenderemos mais pessoas e quem ganhar por quatro horas terá que trabalhar as quatro horas. Vamos implantar câmeras para acompanhar, ter acesso direito”, afirmou.

    Contra Rogério Carvalho (PT), que já foi secretário da Saúde em Aracaju e no Estado, João referiu-se a ele como “este cidadão, este senhor” e disse que a saúde foi destruída pelo deputado petista, que estaria também impedindo o envio de recursos para a Saúde de Aracaju.

    “Que este cidadão tem má vontade com a gente, tem. Que ele usa seu o prestígio, que é grande junto ao Ministério da Saúde, para impedir que as coisas venham para Sergipe, existe. Ele faz isso. E ainda teve a cara de pau de querer combater as OSs. Ele privatizou (a Saúde) em outro sentido que não quero dizer. Já ganhei várias ações contra este senhor e não quero agora abrir outra. Este senhor é o grande responsável pela tragédia da saúde estadual. E tem ainda seus acessos na Secretaria de Saúde do Município”, disse o prefeito.

    “Tento uma audiência com o ministro da Saúde (Alexandre Padilha) há meses. Ele esteve aqui e me destinou, como prefeito, em um evento na nossa capital, 10 minutos para falar. Este cidadão (Rogério Carvalho) quis entrar (na sala onde houve o encontro), mas fiz uma cara feia e ele ficou lá fora. Mas ficou à porta. Plantado”, afirmou João, que fez um desafio a Rogério: “quero que ele diga por que quando João Alves saiu, em 2006, o Hospital João Alves era referência no Nordeste todo em eficiência. E depois das fundações está destruído? Na minha época não havia gente nos corredores. Gente passando 19 dias com a perna quebrada. Tudo isso são as fundações. Então, não tenho dúvida que este senhor prejudica o estado”.

    Informações sobre as críticas a Rogério Carvalho são do Blog de Joedson Telles

    Foto: F5 News; PMA; Agência Alese; JD

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: