Por temer multa, Canadá se retira do Protocolo de Kyoto
Se deixar o acordo, o pas vai evitar o pagamento de US$ 13,6 bilhes por descumprir a promessa de reduzir em 6% as emisses de carbono at 2012
247 com agências internacionais - O Canadá anulou ontem sua participação no Protocolo de Kyoto, um acordo para redução das emissões de gases do efeito estufa. Segundo o ministro canadense do Meio Ambiente, Peter Kent, Kyoto não funciona e o País corre o risco de pagar multas de vários bilhões de dólares se permanecer neste acordo.
Diante dos membros do Protocolo, o Canadá se comprometeu a reduzir até 2012 suas emissões de carbono a 6% menos que os níveis registrados em 1990. No entanto, suas emissões aumentaram muito. Se deixar o acordo, o país vai evitar multas de até US$ 13,6 bilhões.
O Canadá não é a primeira nação rica a virar as costas para o Protocolo. Os Estados Unidos não é signatário do acordo. A crítica dos países é que as metas de emissão de carbono não afetam os grandes emergentes como China ou Índia.
O anúncio do Canadá foi feito depois que a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima chegou a um acordo histórico neste domingo com um programa abrangente que tem como objetivo estabelecer um novo curso para o combate global contra as mudanças climáticas e a extensão do protocolo de Kyoto. Os países passarão a ser legalmente responsáveis por cumprir promessas que fizerem. A medida entrará em vigor no máximo em 2020.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: