Quatro coisas que empresas inovadoras não podem fazer
Inovação é a palavra da moda no momento; diversas empresas surgem, fazem sucesso e ganham bastante dinheiro justamente por conta da vontade de mudar paradigmas antigos – algumas delas se tornam gigantes em suas áreas de aplicação; mas algumas tarefas podem comprometer o sucesso da empresa; um delas é pensar demais; discutir soluções potenciais para um problema geralmente parece mais seguro do que tomar ação, mas inovar de vez ensina grandes lições para a sua startup. Não deixe o seu time ser paralisado pela expressão “e se”; confira outras dicas
StartSe - Inovação é a palavra da moda no momento. Diversas empresas surgem, fazem sucesso e ganham bastante dinheiro justamente por conta da vontade de mudar paradigmas antigos – algumas delas se tornam gigantes em suas áreas de aplicação.
Um exemplo: a Amazon, a gigante de e-commerce mantém um espírito de startup mesmo tendo 20 anos de idade, justamente pelo fato dos executivos e líderes da empresa entenderem que precisam constantemente experimentar e melhorar a experiência dos usuários com ofertas como Amazon Prime, Kindle Unlimited (eu tenho e adoro) e o aparelho Echo.
A ideia da Amazon é permitir que os funcionários da empresa possam criar suas próprias alternativas e as coloquem em prática. Fracassou? Bola para frente.
Veja o que as empresas realmente inovadoras NÃO estão fazendo:
1. Pensam demais
Discutir soluções potenciais para um problema geralmente parece mais seguro do que tomar ação, mas inovar de vez ensina grandes lições para a sua startup. Não deixe o seu time ser paralisado pela expressão “e se”. Quando inovar é a alma do negócio o importante é falhar rápido, quebrar a cara é importante.
2. Criar estruturas rígidas demais
Estruturas onde os funcionários sentem a necessidade de reportar para seus chefes são feitas em hierarquias que detonam a experimentação. No mundo das startups, é muito melhor pedir desculpas que permissão.
O Facebook, por exemplo, foi construído com o slogan “movimente rápido e quebre coisas”. Falhas eram celebradas, até mesmo bugs, pois eram sinais de que o status quo estava sendo quebrado. Dê a carta branca para seus funcionários, mas apoie os de verdade.
3. Fugir do conflito
Conflito é uma parte natural de um ambiente inovador e que precisa tomar decisões. Não se pode criar uma cultura que foge do conflito o tempo todo: você precisa estimular as pessoas a enfrentarem umas às outras. O ideal é ter um ambiente em que o conflito é respeitado e valorizado para criar novidades.
4. Assumir rotinas confortáveis
Liderar uma companhia geralmente requer encontrar o jeito mais eficiente de trabalhar. Contudo, você não pode ficar tão focado nisso que acaba criando uma rotina que se repete eternamente – ela geralmente é a morte da inovação.
“Inovação ou morte” deveria ser o lema de todos empreendedores e para tal, rotina deve ser uma coisa secundária, com boa parte do dia dedicado a pensar em novidades que vão trazer benefícios para a companhia.
Tudo isso faz parte de criar uma cultura para sua empresa. Isso é extremamente necessário para que você chegue lá na frente da maratona de criar uma startup. Outros desafios existem e nós cobrimos ele no curso Startup de A a Z, desenhado especialmente para ajudar as pessoas a tirarem ideias do papel e sobreviverem aos maiores perigos que quebram startups no início.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: