TV 247 logo
    HOME > Geral

    Rui defende financiamento público de campanhas

    "Eu disse nas comemorações do aniversário do PT que eu sou a favor da reforma política. O cordão umbilical chama-se financiamento privado de campanha. A sociedade deve definir como será o financiamento. Temos que colocar um ponto final nessa forma de financiar. Começam vários intermediários e autores envolvidos. Eu sou a favor do financiamento público como o da Europa. O empresário não pode se relacionar com os candidatos. Eles contribuem em um fundo que é distribuído para todos", diz o governador da Bahia, Rui Costa

    Rui Costa, governador da Bahia, � entrevistado por Fernando Taquari do jornal Valor Econ�mico. (Foto: Romulo Faro)
    Romulo Faro avatar
    Conteúdo postado por:

    Bahia 247 - Questionado sobre a crise da Petrobras (por conta de esquema de corrupção que desviava dinheiro por meio de contratos com empreiteiras), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), preferiu não falar diretamente do assunto, mas deixou claro que atribuiu a crise a um fator-chave, que também, segundo ele, é responsável por vários outros episódios de corrupção: o financiamento privado das campanhas eleitorais.

    "Eu tenho uma opinião. Eu disse em Minas Gerais nas comemorações do aniversário do PT que eu sou a favor da reforma política. O cordão umbilical chama-se financiamento privado de campanha. Eu acho que a sociedade deve definir como será o financiamento", disse Rui em entrevista à TV Itapoan (Record).

    "Temos que colocar um ponto final nessa forma de financiar. Começam vários intermediários e autores envolvidos. Eu sou a favor do financiamento público como o da Europa. O empresário não pode se relacionar com os candidatos. Eles contribuem em um fundo que é distribuído para todos", disse o governador.

    O petista falou também sobre a mobilidade urbana de Salvador e enalteceu a assinatura da ordem de serviço da linha 2 do metrô, que ligará Salvador a Lauro de Freitas. "Outra questão é a Estação Rodoviária sair do Iguatemi, e vai para Águas Claras e Cajazeiras, e lá teremos Estação do BRT, Metrô, Metropolitano e Municipal. Vamos melhorar a mobilidade da cidade".

    Ele também falou sobre "a otimização da máquina" e lembrou que está "diminuindo bastante" as despesas da gestão e pretende "diminuir ainda mais".

    "Não concluímos ainda todas as mudanças, pois a EBAL não foi vendida. Muita gente não sabe, mas a Bahia é o 23º estado em arrecadação per capita. Somando tudo e dividindo, estamos baixo. Temos que economizar cada tostão, gastar menos na parte administrativa para gastar mais no atendimento ao povo. Quando você gasta na burocracia, vai faltar dinheiro depois".

    Na saúde, a licitação do hospital Clériston Andrade, a conclusão do Hospital de Seabra, das UPAS de Salvador, Feira e Vitória e unidade 2 do HGE foram ressaltadas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: