TV 247 logo
    HOME > Geral

    UAE anuncia missão espacial inovadora para explorar um asteroide entre Marte e Júpiter em 2034

    A audaciosa missão dos Emirados Árabes Unidos pretende estudar sete corpos celestes e pousar em um asteroide que pode abrigar os blocos de construção da vida

    Impressão artística da espaçonave de estudo de asteroides MBR Explorer dos Emirados Árabes Unidos. (Foto: Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos)

    247 - A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (UAE) surpreendeu o mundo com a divulgação de um projeto espacial ambicioso que envolverá uma visita a um asteroide potencialmente rico em moléculas orgânicas. A missão, com lançamento previsto para 2028, tem como objetivo estudar sete diferentes asteroides e realizar um pouso em um deles, o asteroide (269) Justitia, em 2034.

    A missão ganhou o nome de Emirates Mission to the Asteroid Belt (EMA), ou Missão dos Emirados para o Cinturão de Asteroides, em tradução livre. "Nunca deixaremos de olhar para o futuro; nunca cessaremos nossos esforços para desenvolver um futuro mais brilhante para nossas jovens gerações", disse Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro da UAE e governante de Dubai. O nome da nave espacial, MBR Explorer, é uma homenagem ao sheikh.

    A MBR Explorer deve visitar seu primeiro asteroide em 2030, seguindo uma rota orbital que lhe permitirá ganhar velocidade a partir da gravidade de vários planetas ao longo do caminho. Essa técnica de assistência gravitacional é comum para economizar combustível e realizar observações laterais para testar instrumentos.

    Após passar por seis asteroides, o objetivo é pousar no Justitia em 2034. Suspeita-se que Justitia possua moléculas orgânicas em sua superfície. Essas moléculas orgânicas são os blocos de construção das moléculas complexas que podem formar vida em circunstâncias adequadas. Os cientistas buscam água e materiais orgânicos em todo o sistema solar para entender melhor como a vida surgiu na Terra.

    Além do Justitia, a missão inclui sobrevoos dos asteroides (10254) Westerwald, (623) Chimaera, (13294) Rockox; (88055) 2000 VA28, (23871) 1998 RC76 e (59980) 1999 SG6, todos representando "diferentes classes de asteroide com variedade de tipos de composição", como mencionado por oficiais da Agência Espacial dos UAE.

    Para analisar a geologia, a composição e a estrutura dos asteroides, serão usados quatro instrumentos científicos: uma câmera de alta resolução, uma câmera térmica de infravermelhos, um espectrómetro de médio comprimento de onda e um espectrómetro de infravermelhos.

    Fundada em 2014, a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos é uma das mais jovens do mundo. A UAE conquistou seu lugar na história espacial com o lançamento bem-sucedido do Hope Mars orbiter em 2020, a primeira missão árabe a alcançar Marte. O primeiro astronauta da UAE, Hazzaa al Mansoori, foi para a Estação Espacial Internacional em 2019, e atualmente outro astronauta dos UAE, Sultan Al Neyadi, está em órbita, tendo lançado para a estação em março na missão Crew-6 da SpaceX.

    Com informações de Space.com.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: