TV 247 logo
    HOME > Geral

    Um dia de luto e glória para o Corinthians

    Time do Parque So Jorge, que entrou em campo sob o impacto da morte do seu maior dolo, pentacampeo brasileiro; mais do que uma nao, uma religio, o Corinthians uma voz para o povo brasileiro, dizia o Doutor Scrates

    Um dia de luto e glória para o Corinthians (Foto: DOMICIO PINHEIRO/AGÊNCIA ESTADO)
    Editoria avatar
    Conteúdo postado por:

    247, com Agência Estado – Quatro de dezembro de 2011. Um dia que jamais será esquecido pela imensa nação corintiana. Às 4h30, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, faleceu o “Doutor Sócrates”, maior ídolo da história corintiana. Pouco antes das 17h, os jogadores entravam em campo com uma tarja preta em homenagem ao ex-jogador. No minuto de silêncio, uma homenagem emocionante da torcida e dos atletas, que ergueram os braços e cerraram os punhos, imitando o gesto do jogador. Duas horas depois, após jogos disputados entre Corinthians e Palmeiras, e Vasco e Flamengo, que terminaram empatados, o time do Parque São Jorge se sagrou pentacampeão brasileiro. Uma conquista que premia a equipe mais regular do Brasileirão 2011.

    Em um jogo tenso, de poucas chances e nenhum gol, o Corinthians empatou em 0 a 0 com o Palmeiras e conquistou um resultado suficiente para comemorar o seu quinto título brasileiro. O jogo, porém, não acabou bem. Com 43 minutos do segundo tempo e o título praticamente assegurado, Jorge Henrique quis fazer graça e chutou o ar ao tentar um drible sobre João Vitor, na lateral. Os palmeirenses não gostaram da brincadeira e partiram para cima do corintiano. Leandro Castan e João Vitor foram expulsos, deixando cada time com nove jogadores. Antes, Valdivia e Wallace haviam recebido cartão vermelho. Jorge Henrique foi substituído e foi mais cedo para o vestiário, para evitar ainda mais confusão.

    Diante da vantagem construída durante as 37 primeiras rodadas do Brasileirão, o Corinthians entrou em campo precisando apenas de um empate para não depender do jogo do Engenhão - que também terminou empatado, por 1 a 1. Com o regulamento jogando a seu favor, o Corinthians atacou pouco, segurou o resultado e comemorou o título quando a partida entre Vasco e Flamengo acabou no Rio. Um minuto depois, quando a festa já tomava conta do Pacaembu, o árbitro Wilson Luiz Seneme também deu o apito final e liberou a comemoração dos jogadores.

    Ao conquistar o seu quinto Brasileirão - antes foi campeão em 1990, 1998, 1999 e 2005 - o Corinthians ganha a chance de disputar pela terceira vez seguida a Copa Libertadores, em busca do título que falta à grande coleção alvinegra.

    A morte de Sócrates

    Internado desde a noite da última quinta-feira, em razão de uma infecção intestinal causada por bactéria, o ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu às 4h30 desta manhã de domingo. Ele havia apresentado uma leve melhora ontem. O quadro clínico do ex-atleta, que estava na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, encontrava-se estável, mas, segundo os médicos, ainda era considerado grave.

    Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira faleceu em consequência a um choque séptico. Ele estava sedado e respirava por aparelhos. Os rins de Sócrates passaram por um processo de diálise para ajudar a filtrar as impurezas do sangue - apesar disso, os rins não estariam prejudicados. Segundo nota anterior do hospital, o ídolo da fiel torcida corintiana iria ficar em observação, na UTI, por mais 72 horas.

    Esta terceira internação do ex-jogador nos últimos quatro meses teria sido causada por um estrogonofe. Sócrates, sua mulher e um amigo teriam passado mal após o almoço na quinta-feira, no restaurante de um hotel em São Paulo.

    Ele foi internado pela primeira vez em 19 de agosto, com uma hemorragia digestiva causada pelo consumo prolongado de álcool. Foram nove dias hospitalizado. Em 5 de setembro, o ex-jogador voltou a ser internado - desta vez, por mais 17 dias. Com o fígado comprometido por uma cirrose hepática, o ex-atleta - uma das estrelas da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 - precisava de um transplante para voltar a ter vida normal. Sócrates deixa seis filhos.

    Confira um tributo emocionante ao Doutor:

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: