TV 247 logo
    HOME > Geral

    Usina da Cemig receberá prêmio internacional

    A Usina Hidrelétrica de São Simão, da Companhia Energética de Minas Gerais, receberá o prêmio International Milestone Rockfill Dam Project Award, que reconhece as barragens consideradas referências para o setor energético mundial; a premiação ocorrerá no dia 1º de novembro

    A Usina Hidrelétrica de São Simão, da Companhia Energética de Minas Gerais, receberá o prêmio International Milestone Rockfill Dam Project Award, que reconhece as barragens consideradas referências para o setor energético mundial; a premiação ocorrerá no dia 1º de novembro (Foto: Leonardo Lucena)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    Agência Minas - A Usina Hidrelétrica de São Simão, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, receberá o prêmio International Milestone Rockfill Dam Project Award, que reconhece as barragens consideradas referências para o setor energético mundial. A premiação ocorrerá no dia 1º de novembro, durante a abertura do Hydropower 2013 e do 3º Simpósio Internacional de Barragens por Enrocamento, na cidade de Kunming, no Sudoeste da China. Na ocasião, a Cemig será representada pelo diretor de Geração e Transmissão, Luiz Henrique de Castro Carvalho.

    São Simão foi escolhida por unanimidade para receber o prêmio, obtendo a aprovação de todos os seis especialistas internacionais que a analisaram, sendo que era necessário apenas 2/3 dos votos para a conquista da premiação. Além de São Simão, única barragem brasileira reconhecida este ano, outras quatro usinas também receberão o prêmio: Bakun da Malásia, Nam Ngum 2 do Laos, La Yesca do México e Jiudianxia da China.

    Os empreendimentos foram selecionados considerando as inovações dos projetos, tanto na construção quanto na operação, o bom desempenho operacional, além da atenção com os aspectos sociais e ambientais. Segundo a avaliação dos especialistas internacionais que selecionaram as cinco usinas, elas podem servir de exemplo para novos projetos do setor energético, se tornando verdadeiras referências para futuras construções.

    A gerente de Segurança de Barragens e Manutenção Civil da Cemig, Teresa Cristina Fusaro, explica que o prêmio confirma a excelência tanto da Usina de São Simão, quanto do trabalho realizado pela Cemig em projetos de grandes barragens. "A barragem de São Simão é realmente um marco importantíssimo para o desenvolvimento da engenharia de barragens no Brasil. É um orgulho para a Cemig receber este prêmio, que atesta a inovação e vanguarda da Empresa na engenharia de barragens, bem como o cuidado e zelo com o monitoramento e manutenção das estruturas civis de geração", afirma.

    Localização

    A Usina Hidrelétrica de São Simão está localizada no Rio Paranaíba, entre Minas Gerais e Goiás, nos municípios de São Simão (GO) e Santa Vitória, no Triângulo. Em operação desde 1978, possui seis unidades geradoras e a maior potência instalada entre as hidrelétricas da Cemig, de 1.710 MW.

    Programação Paralela

    O estudo de caso da barragem da Usina Hidrelétrica Emborcação, da Cemig, elaborado pela engenheira Paula Luciana Divino, foi um dos trabalhos selecionados para apresentação presencial durante o Hydropower 2013 e o 3º Simpósio Internacional de Barragens por Enrocamento, que acontecerão entre os dias 1º e 3 de novembro, em Kunming.

    Localizada em Araguari, no Triângulo, Emborcação é considerada um marco para a construção de usinas no Brasil e, por isso, foi escolhida como estudo de caso de um trabalho elaborado pela engenheira da Cemig para o Mestrado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que analisou a utilização da tecnologia de enrocamento em obras de barragens.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: