Indústria cearense lidera geração de empregos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste em 2024
Estado registra crescimento expressivo no setor industrial, impulsionado por incentivos fiscais e políticas de desenvolvimento
247 - A indústria do Ceará alcançou, em 2024, um desempenho histórico na geração de empregos. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o saldo acumulado até novembro foi de 15.195 novos postos de trabalho, o maior volume desde 2020. O crescimento de mais de 500% em relação a 2023 reflete a eficiência das estratégias econômicas implementadas pelo governo estadual, conforme destacou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, ao Diário do Nordeste.
“O desempenho é reflexo das estratégias econômicas implementadas pelo governador Elmano de Freitas. Três dos setores industriais com melhores resultados são diretamente beneficiados pelos incentivos fiscais do Governo do Ceará, o que reforça o impacto positivo dessa política na economia local”, afirmou Serpa. A política de incentivos está atrelada ao Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), que beneficia empresas instaladas em 50 polos industriais nas 14 macrorregiões do estado e atualmente sustenta cerca de 125 mil empregos.
De acordo com o levantamento, o Ceará também lidera a geração de empregos industriais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os setores de calçados (+4.687 empregos), confecção (+2.648), produtos alimentícios (+1.701) e têxtil (+1.080) tiveram destaque. Nacionalmente, o estado ocupa a sétima posição em criação de postos de trabalho no setor industrial.
Brígida Miola, secretária executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), também apontou os fatores estruturais e conjunturais que impulsionaram o estado. “O setor industrial brasileiro atravessa um momento de recuperação, impulsionado pelo plano federal de neoindustrialização e pelo aumento do consumo das famílias. Essa conjuntura favorece a expansão econômica, e o Ceará consegue se destacar pela construção de uma base produtiva sólida, com investimentos em setores estratégicos e atração de novos empreendimentos. Tudo isso reflete políticas públicas consistentes voltadas ao fortalecimento da indústria vocacional do estado”, ressaltou.
A evolução dos índices industriais no Ceará representa um marco importante para a economia regional e nacional, evidenciando o papel do estado na consolidação de um setor industrial diversificado e competitivo. Especialistas apontam que a continuidade das políticas de incentivo e o fortalecimento da infraestrutura serão essenciais para sustentar o crescimento nos próximos anos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: