TV 247 logo
    HOME > Meio Ambiente

    Changzhou, na China, transforma-se em "polo da nova energia" com PIB de 1 trilhão de yuans

    Com população de cerca de 5 milhões, Changzhou tornou-se cidade chinesa menos populosa com um PIB regional superior a um trI de yuans. É a quinta cidade de Jiangsu a alcançar marco

    Uma foto aérea de drone tirada em 21 de dezembro de 2023 mostra uma vista da cidade de Changzhou, província de Jiangsu, leste da China. Apelidada de capital da nova energia, a cidade de Changzhou, província de Jiangsu, leste da China, registrou um produto interno bruto (PIB) regional de 1,01 trilhão de yuans (cerca de 140,8 bilhões de dólares americanos) em 2023, um aumento anual de 6,8%, informou o departamento de estatísticas local (Foto: Xinhua/Ji Chunpeng)

    247 - Localizada no coração do Delta do Rio Yangtze, equidistante entre Xangai e Nanjing, Changzhou, conhecida como "Cidade do Dragão", alcançou recentemente o marco de um PIB superior a 1 trilhão de yuans. A cidade é reconhecida como um emergente centro de nova energia, atraindo atenção global.

    A cidade possui mais de 60.000 empresas industriais, cobrindo 37 das 41 categorias industriais do país, o que solidifica sua base de manufatura. Changzhou implementa políticas de atração de talentos e investe em inovação, com plataformas tecnológicas e um fundo de 40 bilhões de yuans para projetos inovadores.

    Changzhou tem uma característica única: o grande canal milenar que atravessa a cidade, trazendo prosperidade e nutrindo sua gente. A cidade se orgulha de suas raízes industriais, que formam a espinha dorsal de seu crescimento econômico. Ao integrar talentos locais como Jin Xin, um engenheiro formado pela Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanjing, que escolheu permanecer na sua cidade natal em vez de se mudar para metrópoles maiores, Changzhou demonstra como valoriza e investe em seus cidadãos.

    “Não é que as grandes cidades não sejam boas, mas a minha terra natal vale mais a pena!” Jin Xin

    As políticas preferenciais de atração de talentos e a criação de plataformas de inovação científica e tecnológica, com um fundo de 40 bilhões de yuans, são testemunhos do comprometimento da cidade com o avanço tecnológico e a inovação.

    O exemplo da Li Auto, que produziu 376 mil veículos em 2023, ilustra a capacidade de inovação de Changzhou. A empresa se estabeleceu na cidade beneficiando-se de um ambiente propício à inovação. A cidade priorizou o desenvolvimento de baterias, um componente crucial para veículos de nova energia, e hoje controla 97% da cadeia produtiva dessa indústria.

    Changzhou faz parte de um "círculo industrial de 4 horas de carro" que inclui Xangai e Ningbo, facilitando a colaboração intercidades na fabricação de componentes essenciais para a indústria de veículos de nova energia. Isso posiciona Changzhou estrategicamente como um elo vital na cadeia de produção de nova energia na região.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: