Lula defende exploração aliada à preservação na Amazônia e quer cooperação internacional
Presidenciável petista esteve com parlamentares europeus para discutir questões ambientais e possível retomada do acordo União Europeia-Mercosul
247 - Em encontro com uma comitiva de parlamentares europeus liderada por Iratxe García, presidente de Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas da União Europeia, nesta segunda-feira (29), o presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser favorável a uma exploração da biodiversidade da Amazônia, mas desde que seja conciliada com a preservação da mesma. A informação é do jornal Estado de S. Paulo.
“A gente não quer transformar a Amazônia em santuário da humanidade, mas explorar o que a biodiversidade possa oferecer”, declarou Lula. “Pode-se utilizar Amazônia para que da Amazônia a gente possa extrair da riqueza da biodiversidade o suficiente para sustentar quase 30 milhões de brasileiros que moram naquela região.”
Além disso, o ex-presidente defendeu a importância da ajuda internacional, mas de tal forma que o Brasil mantenha a soberania na região. A cooperação viria por meio da ciência, com pesquisadores internacionais pudessem ajudando a investigar a riqueza da biodiversidade local: “O Brasil pretende construir parcerias com outros países para que a gente possa dizer, embora o Brasil seja dono do território da Amazônia, a Amazônia é de interesse de sobrevivência da humanidade e portanto todos têm responsabilidade para ajudar a cuidar da Amazônia.”
Lula também se comprometeu a reforçar as tratativas a fim de aprovar o acordo comercial União Europeia-Mercosul, hoje travado pela rejeição europeia à política ambiental de Jair Bolsonaro: ”O trabalho para que a gente possa fazer e possa concretizar o acordo Mercosul-União Europeia vai ser trabalhado com muita força por nós. Porque acho que nós precisamos, mais do que nunca, uns dos outros”, afirmou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: