Lula volta ao tema da crise climática em conversa com Joe Biden
Lula demonstrou preocupações quanto às responsabilidades dos países desenvolvidos no enfrentamento aos efeitos da crise climática
Por Denise Assis (247) - Em conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no início da tarde desta quarta-feira (16/08) o presidente Lula demonstrou preocupações quanto às responsabilidades dos países desenvolvidos no enfrentamento aos efeitos da crise climática. A conversa durou 30 minutos.
Lula manifestou a Biden solidariedade às vítimas dos incêndios no Havaí e suas famílias, descrito pelo presidente estadunidense como o pior da história dos EUA.
“É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores, suas políticas e discursos sobre o mundo do trabalho soam como música para os meus ouvidos e certamente juntos poderemos inspirar outros governantes a olhar para as questões dos trabalhadores”, disse Lula.
O presidente ressaltou, também, a importância de avançar seriamente no debate sobre as mudanças climáticas e detalhou as discussões e o alcance da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém, na última semana, antecedida pelos Diálogos Amazônicos, com a participação de quase 30 mil pessoas.
O presidente Biden disse concordar “em 100%” com as preocupações manifestadas por Lula, reconheceu as responsabilidades dos países desenvolvidos e a necessidade de apoiar os países em desenvolvimento a lidar com os efeitos da crise climática. Recordou a contribuição de 500 milhões de dólares dos EUA ao Fundo Amazônia e destacou a importância da construção de uma parceria forte, em vista do protagonismo brasileiro nesses temas.
Lula manifestou intenção de transformar o Brasil em um exemplo para o mundo nos temas da preservação ambiental e da transição energética. Citou, nesse sentido, o lançamento recente do novo PAC e o foco que o programa mantém em investimentos nessas áreas. Mencionou ainda políticas de financiamento e investimentos para recuperação e reflorestamento de terras degradadas.
Os dois líderes também trataram da iniciativa conjunta para o avanço do trabalho decente na economia do século XXI, a ser proposto por EUA e Brasil, com a participação de representantes dos movimentos sindicais e da OIT, por ocasião da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas. “É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores”, salientou Lula; “suas políticas e discursos sobre o mundo do trabalho soam como música para os meus ouvidos e certamente juntos poderemos inspirar outros governantes a olhar para as questões dos trabalhadores”. >>> Lula anuncia iniciativa com os EUA para criação de empregos que será lançada em setembro
Os dois governantes conversaram também sobre os próximos encontros entre ambos em setembro, na cúpula do G20 e nas Nações Unidas. Lula reiterou convite ao presidente Biden a visitar o Brasil ano que vem, o que poderia ocorrer em um estado da região amazônica.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: