HOME > Meio Ambiente

Mundo bate recorde de dia mais quente pelo segundo dia consecutivo

Segundo cientistas, a mudança climática, impulsionada pela queima de combustíveis fósseis, está por trás do recorde

Um turista utilizou um guarda-chuva no mirante de San Nicolás, em frente à Alhambra, durante um dia quente de verão em Granada, Espanha, em 22 de julho de 2024 (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters – De acordo com dados preliminares de uma agência de monitoramento da União Europeia, a segunda-feira, 22 de julho, foi novamente o dia mais quente já registrado, superando o recorde marginal do dia anterior, domingo, 21 de julho. A temperatura média global da superfície do ar atingiu 17,15 graus Celsius, 0,06 graus mais alta do que no domingo, segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus, que acompanha esses padrões desde 1940 (Reuters).

O recorde anterior havia sido estabelecido por quatro dias consecutivos em julho de 2023. Antes disso, o dia mais quente foi em agosto de 2016.

"Este último segunda-feira pode ter estabelecido um novo recorde global absoluto de temperatura média global mais quente de todos os tempos — e com isso quero dizer, voltando dezenas de milhares de anos", disse o cientista climático Karsten Haustein, da Universidade de Leipzig, na Alemanha.

Nos últimos dias, cidades no Japão, Indonésia e China registraram calor recorde. Países do Golfo também enfrentaram índices de calor — considerando a umidade — superiores a 60 graus Celsius, enquanto temperaturas em partes da Europa ultrapassaram os 45 graus Celsius.

Segundo cientistas, a mudança climática, impulsionada pela queima de combustíveis fósseis, está por trás do recorde. Diferentemente do ano passado, que viu a mudança climática combinada com o padrão climático El Niño para estabelecer um novo recorde diário, esse não é o caso deste julho. Haustein destacou ser "notável" que o recorde tenha sido superado agora que o mundo está em um território neutro e não mais sentindo o impacto do El Niño.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: