Saiba tudo sobre o eclipse solar que acontece nesta quarta-feira
Fenômeno poderá ser observado de forma parcial no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país
247 - Nesta quarta-feira (2), moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil poderão observar um eclipse solar parcial, próximo ao pôr do sol. Embora o fenômeno não seja visível como anular no país, será uma oportunidade especial para quem estiver no sul dessas regiões, onde a Lua "morderá" o Sol, cobrindo parte de sua superfície. Segundo o Observatório Nacional, quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada, destaca o G1.
O eclipse terá diferentes horários de início e fim dependendo da localidade. Em São Paulo, por exemplo, o evento começará às 16h51 e terminará às 18h23. Já em Porto Alegre, o fenômeno começará às 16h30 e seguirá até às 18h41. Nas capitais do Sudeste e Centro-Oeste, como Rio de Janeiro e Goiânia, o eclipse também será visível, mas em uma área menor do Sol. O evento poderá ser acompanhado com segurança utilizando óculos especiais para eclipses ou por meio de projeções.
Além do Brasil, o eclipse solar será visível como anular em partes do Chile e Argentina, onde o famoso "anel de fogo" poderá ser observado. O Observatório Nacional e a NASA irão realizar transmissões ao vivo do evento para aqueles que não puderem acompanhar o fenômeno diretamente. O observatório recomenda não olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada, destacando o risco de danos à visão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: