Descoberta no Peru a 'Perucetus colossus', possível maior animal da história
Cientistas revelam fósseis de uma baleia ancestral que poderia ser mais pesada que a baleia azul e os maiores dinossauros conhecidos
247 - Parece que a baleia azul precisa ceder seu posto de animal mais pesado da história da Terra. Cientistas no Peru revelaram uma nova concorrente a este título. Embora a baleia azul tenha sido reconhecida por muito tempo como o animal mais pesado, os pesquisadores anunciaram na quarta-feira que fósseis de uma criatura descoberta no Peru, denominada Perucetus colossus, poderiam alterar este quadro.
O Perucetus, uma baleia primitiva que viveu cerca de 38-40 milhões de anos atrás durante a época Eoceno, tinha uma estrutura semelhante a um peixe-boi e provavelmente media cerca de 20 metros de comprimento. Pesando até 340 toneladas métricas, essa massa superaria qualquer outro animal conhecido, incluindo a baleia azul de hoje e os maiores dinossauros. O nome científico da criatura significa "baleia peruana colossal".
"O principal destaque deste animal é certamente o peso extremo, que sugere que a evolução pode gerar organismos com características que ultrapassam nossa imaginação", comentou o paleontólogo Giovanni Bianucci da Universidade de Pisa, na Itália, autor principal da pesquisa publicada na revista Nature.
O peso mínimo estimado para o Perucetus era de 85 toneladas, com uma média estimada de 180 toneladas. A maior baleia azul conhecida pesava cerca de 190 toneladas, embora fosse mais longa que o Perucetus, com 33,5 metros de comprimento.
O esqueleto parcial do Perucetus foi descoberto há mais de uma década por Mario Urbina, do Museu de História Natural da Universidade de San Marcos, em Lima. Uma equipe internacional passou anos escavando os fósseis de um íngreme e rochoso declive no deserto de Ica, uma região do Peru que já esteve submersa e é conhecida por sua rica presença de fósseis marinhos.
Esses fósseis, de volume inusualmente grande, eram extremamente densos e compactos, sugerindo que a baleia poderia ter habitado águas costeiras rasas. A ausência de restos cranianos ou dentários dificultou a interpretação de sua dieta e estilo de vida. No entanto, os pesquisadores suspeitam que o Perucetus tenha vivido como sirenídeos - animais que se alimentam perto do fundo de águas costeiras rasas.
"Por causa de seu esqueleto pesado e, provavelmente, de seu corpo muito volumoso, este animal era certamente um nadador lento. Ele parece ter sido um gigante pacífico, um pouco como um peixe-boi de tamanho superdimensionado. Deve ter sido um animal muito impressionante, mas talvez não tão assustador", disse o paleontólogo Olivier Lambert, do Real Instituto Belga de Ciências Naturais.
As características esqueléticas indicam que o Perucetus estava relacionado ao Basilosaurus, outra baleia primitiva similar em comprimento, mas menos maciça. O Basilosaurus, no entanto, era um predador ativo com um corpo aerodinâmico, mandíbulas potentes e dentes grandes.
"Apenas é empolgante ver um animal gigante que é tão diferente de tudo o que conhecemos", disse Hans Thewissen, paleontólogo da Northeast Ohio Medical University, que não participou da pesquisa.
Com informações de Al Jazeera.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: