EBC denuncia ataques racistas contra Luciana Barreto e anuncia medidas legais
Jornalista da TV Brasil foi alvo de agressões nas redes sociais após comentar fala do presidente da Conmebol sobre a Libertadores
247 - A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) repudiou publicamente os ataques racistas direcionados à jornalista Luciana Barreto, apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil. A empresa informou, por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (19), que adotará as medidas judiciais necessárias para responsabilizar os agressores.
Os ataques ocorreram nas redes sociais depois que Luciana Barreto comentou a declaração do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sobre a participação do Brasil na Copa Libertadores. Durante o noticiário, a jornalista enfatizou a necessidade de que clubes e confederações esportivas adotem medidas concretas contra o racismo no futebol.
"Mostra que todo mundo precisa melhorar muito para, de fato, implementar medidas antirracistas que vão além do discurso. A sugestão, aliás, é estudar o tema. Quem sabe um treinamento antirracista ajude. Melhorem", declarou a jornalista durante a transmissão.
A EBC reforçou seu posicionamento firme contra qualquer tipo de preconceito e reiterou o compromisso com a igualdade racial. "A direção da empresa reforça seu compromisso com a pauta da igualdade racial, presente em todos os veículos da empresa, bem como a denúncia de qualquer tipo de preconceito e discriminação", diz a nota divulgada.
Luciana Barreto tem uma trajetória consolidada no jornalismo e no ativismo contra o racismo. Além de apresentadora, é mestre em relações étnico-raciais, escritora e pesquisadora, tendo recebido diversos prêmios ao longo da carreira. Em 2024, foi reconhecida com o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira na Região Sudeste. Entre outros prêmios de destaque, conquistou, em 2012, o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento, pelo programa Caminhos da Reportagem – Negros no Brasil: brilho e invisibilidade.
Seu trabalho contra o racismo também lhe rendeu o Prêmio "Sim à Igualdade Racial" em 2018, na categoria "Em Pauta", e o reconhecimento como Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro por sua atuação na defesa da diversidade. Em 2015, foi eleita uma das Mulheres Inspiradoras pelo Think Olga.
Leia a íntegra da nota: A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) repudia as agressões racistas contra a jornalista Luciana Barreto, âncora do Repórter Brasil Tarde da TV Brasil.
A empresa vai tomar as medidas judiciais cabíveis.
A direção da empresa reforça seu compromisso com a pauta da igualdade racial, presente em todos os veículos da empresa, bem como a denúncia de qualquer tipo de preconceito e discriminação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: