Fernando Brito diz que Ibope 'segurou' Haddad no Nordeste e que pesquisa é inconsistente
O jornalista e editor do Blog Tijolaço Fernando Brito contesta os dados do Ibope no que se refere às prospecções no nordeste; Brito afirma que Fernando Haddad (PT) vinha crescendo 4% por dia na região e que no período pesquisado pelo instituto, esse índice caiu para 0,5%/dia; o jornalista entende que a curva de crescimento deve ter realmente caído, mas que cair para um oitavo do que vinha sendo demonstrado é da ordem do inexplicável
247 - O jornalista e editor do Blog Tijolaço Fernando Brito contesta os dados do Ibope no que se refere às prospecções no nordeste. Brito afirma que Fernando Haddad (PT) vinha crescendo 4% por dia na região e que no período pesquisado pelo instituto, esse índice caiu para 0,5%/dia. O jornalista entende que a curva de crescimento deve ter realmente caído, mas que cair para um oitavo do que vinha sendo demonstrado é da ordem do inexplicável.
Em seu blog, o jornalista explica seu raciocínio: "de 11 a 18 de setembro, Fernando Haddad disparou no Nordeste (de 13% a 31%), segundo a pesquisa Ibope. Foram 28 pontos em 7 dias, 4% de crescimento ao dia. Mas, na rodada de hoje, seis dias depois, teria crescido apenas 3 pontos, de 31% a 34%, ou 0,5% ao dia. Que a velocidade de crescimento fosse menor, natural, pois houve o impacto da oficialização de sua candidatura. Mas não que caísse para um oitavo do que se registrara na semana anterior".
E conclui: "é um dado totalmente inconsistente mas, como aponta um crescimento geral de Haddad que legitima a pesquisa, passa 'batido'. Já estamos o suficiente próximos às eleições para que se ajustem as 'contas de chegar' dos institutos".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: