Folha defende política de preços da Petrobrás e privatização da empresa
Jornal admite que tal política aumenta a inflação e empobrece os brasileiros e defende juros altos como solução para enfrentar a situação abusiva
247 - Em editorial publicado neste sábado (18), a Folha de S. Paulo defende mais uma vez a atual política de preços da Petrobrás, que suga a renda dos brasileiros e a repassa aos acionistas minoritários da empresa por meio da dolarização dos preços dos combustíveis. A Folha ainda diz que a elevação dos juros é inevitável, prega a privatização da companhia e afirma que "não cabe a uma empresa listada em Bolsa de Valores fazer política de governo", ignorando o papel social da Petrobrás.
Para o veículo, não há outra saída a não ser aumentar os juros para fazer frente à alta dos combustíveis: "os reajustes promovidos pela Petrobras, portanto, contribuem decisivamente para forçar o Banco Central a elevar os juros, o que dificulta o crédito, reduz o emprego e deprime a atividade econômica".
O editorial é retrato do rentismo, que cria um ciclo virtuoso: a Petrobrás faz a inflação aumentar, mas sua política de preços não pode ser alterada; o Banco Central eleva os juros; a renda dos brasileiros é novamente tomada e repassada a acionistas; a inflação aumenta mais uma vez e toda a cadeia se repete.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: