Gaspari avalia que Bolsonaro não tem força para o golpe de estado que sonha impor ao Brasil
Segundo ele, não há clima na economia nem no mundo militar para uma quartelada
247 – O jornalista Elio Gaspari, que escreveu vários livros sobre a ditadura militar, avalia que Jair Bolsonaro, mesmo que queira, não conseguirá impor ao Brasil um novo golpe militar. "Num exercício de quiromancia política pode-se dizer que são mínimas as chances de um golpe nos dias seguintes a uma possível vitória de Lula nas próximas eleições. Mesmo assim, essa afirmação é temerária quando o presidente da República sopra ventos golpistas e o ministro da Defesa, ex-comandante do Exército, repreende o Tribunal Superior Eleitoral. Admita-se, portanto, que existem pessoas preferindo um golpe. Para que?", escreve ele, em sua coluna na Folha de S. Paulo.
"Hoje, o que há no bufê é um presidente que depois de flertar com a indisciplina de policiais militares, demitiu três presidente da Petrobras para derrubar o preço dos combustíveis e um ministro da Economia que, com uma inflação de dois dígitos, sugere o congelamento voluntário de preços aos supermercados. Existem pessoas que flertam com um golpe. Para fazer o que? O que está na mesa é um autoritarismo retrógrado que, pela força da gravidade, se aproximará do velho salvacionismo latino-americano", prossegue. "A carta dos golpes do século passado saiu do baralho", escreve ainda Gaspari.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: