TV 247 logo
    HOME > Mídia

    Google lança o Bard, rival do chatGPT, no Brasil

    Agora o Google adicionou novos recursos ao Bard, que estão disponíveis globalmente

    Logotipo do Google (Foto: REUTERS/Shannon Stapleton)

    Reuters – A Alphabet (GOOGL.O) anunciou que está lançando seu chatbot de inteligência artificial, Bard, na Europa e no Brasil na quinta-feira, a maior expansão do produto desde o seu lançamento em fevereiro, colocando-o em concorrência com o rival ChatGPT apoiado pela Microsoft (MSFT.O).

    Bard e ChatGPT são programas com voz humana que utilizam inteligência artificial generativa para manter conversas com usuários e responder a uma infinidade de comandos. Os produtos têm gerado entusiasmo global, mas também cautela.

    Empresas têm investido bilhões na área de IA, na esperança de gerar muito mais receita com publicidade e serviços em nuvem. No início desta semana, o bilionário Elon Musk também lançou sua startup de inteligência artificial, xAI, cuja equipe inclui vários ex-engenheiros do Google, Microsoft e OpenAI.

    Agora o Google adicionou novos recursos ao Bard, que estão disponíveis globalmente.

    "A partir de hoje, você pode colaborar com o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol", disse Jack Krawczyk, diretor de produto sênior do Google, em um post no blog.

    "Às vezes, ouvir algo em voz alta pode ajudá-lo a abordar sua ideia de maneira diferente... Isso é especialmente útil se você quiser ouvir a pronúncia correta de uma palavra ou escutar um poema ou roteiro."

    Ele disse que agora os usuários podem alterar o tom e estilo das respostas do Bard, para algo simples, longo, curto, profissional ou casual. Eles podem fixar ou renomear conversas, exportar código para mais lugares e usar imagens nos comandos.

    O lançamento do Bard na União Europeia havia sido atrasado por reguladores locais de privacidade. Krawczyk disse que o Google se reuniu com as autoridades de proteção de dados para tranquilizá-las em relação à transparência, escolha e controle.

    Em uma entrevista coletiva com jornalistas, Amar Subramanya, vice-presidente de engenharia do Bard, acrescentou que os usuários podem optar por não permitir a coleta de seus dados.

    O Google está enfrentando uma ação coletiva nos Estados Unidos devido ao suposto mau uso de informações pessoais dos usuários para treinar seu sistema de inteligência artificial.

    Subramanya se recusou a comentar se há planos para desenvolver um aplicativo do Bard.

    "O Bard é um experimento", acrescentou. "Queremos ser ousados e responsáveis."

    No entanto, o apelo da novidade pode estar diminuindo, já que os números recentes de usuários da Web mostraram que o tráfego mensal para o site do ChatGPT e o número de visitantes únicos declinaram pela primeira vez em junho.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: