Imagem de capa da Folha cria polêmica por ter semelhança de tiro contra Lula
Imagem de capa da Folha sugere tiro no peito do presidente Lula, a partir de adulteração da realidade
247 - A imagem de capa da edição impressa da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (19) gerou polêmica nas redes sociais. "Foto feita com múltipla exposição mostra Lula ajeitando gravata e vidro avariado em ataque", diz a legenda da imagem, com crédito para a fotojornalista Gabriela Biló.
A matéria ilustrada pela imagem leva o título de "No foco de Lula, presença militar no Planalto é recorde".
"Técnica de 'múltipla exposição de imagens', na capa da Folha. Um eufemismo, em tempos de pós-verdade, para definir a manipulação da informação. Isso não é jornalismo. Isso é uma perversa adulteração da realidade. No caso, perigosíssima, pela gravidade da atual situação do país", protestou o escritor Lira Neto pelo Twitter.
Para a usuária Holanda Karla, a foto "sugere um tiro no peito de Lula". Para outra, "há que ter mais responsabilidade": "é triste quando o jornalismo claudica".
Autora da foto, Gabriela Biló defendeu a imagem: "na foto tem quem veja morte, tem quem veja resistência, só um trincado, tem quem veja um sorriso atrás, o Lula arrumando a gravata. Não vou dizer o que você tem que ver. Fotojornalismo não é feito para agradar. Minhas fotos são o espelho do meu olhar. Essa só é a forma como eu vejo o mundo. Você pode ter o seu olhar, discordar do meu, tudo bem, o mundo é plural".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: