Kennedy: 'Ação da PF esquenta debate sobre abuso de autoridade'
A operação Métis da Polícia Federal, que levou à prisão quatro agentes da Polícia do Senado, esquentou o debate sobre a lei de abuso de autoridade, diz o blog de Kennedy de Alencar: enquanto defensores do projeto sustentam que é necessário cobrar mais responsabilidade nas investigações, enquanto detratores o acusam de ser uma tentativa de barrar a Lava Jato
247 - A operação Métis da Polícia Federal, que levou à prisão quatro agentes da Polícia do Senado, esquentou o debate sobre a lei de abuso de autoridade, diz o blog do Kennedy de Alencar. Defensores do projeto sustentam que é necessário cobrar mais responsabilidade nas investigações, enquanto detratores o acusam de ser uma tentativa de barrar a Lava Jato.
"Juízes e procuradores da República dizem que esse projeto de abuso de autoridade tem o objetivo de dificultar investigações de corrupção. Os defensores da proposta afirmam que é preciso frear intervenções do Judiciário em outros poderes. Também sustentam que é necessário cobrar mais responsabilidade nas apurações. Esse debate vai esquentar.
Haverá também uma discussão sobre o papel das polícias do Senado e da Câmara. Os policiais legislativos foram acumulando poder ao longo dos últimos anos. Antes, era um trabalho voltado basicamente para a segurança dos parlamentares e das instalações físicas do Congresso.
Com o tempo, as polícias legislativas passaram a ter funções de investigação que se chocam com as da Polícia Federal e das polícias Civil e Militar. Essa zona cinzenta gera problemas."
