Ministro das Minas e Energia sugere possível sabotagem no apagão, diz Helena Chagas
Ao comentar a falta de energia no País, o titular de Minas e Energia Alexandre Silveira afirmou que é preciso apurar 'se é um problema técnico, falha humana ou mesmo dolo'
247 - A jornalista Helena Chagas destacou nesta terça-feira (15) que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sugeriu que é preciso apurar se houve sabotagem no sistema de energia nacional após o apagão em 25 estados e no Distrito Federal.
"Estou entendendo mal ou o ministro Alexandre Silveira, das MME, está admitindo a possibilidade de uma sabotagem ter provocado o apagão? Ele disse que é dificílimo haver redundância de fatos que levassem a isso no sistema que temos. Ou seja: duas falhas ao mesmo tempo. E citou já duas vezes na entrevista aqueles episódios em que terroristas derrubaram torres de transmissão. Mais: pediu ao Ministério da Justiça p/acionar a PF p/ investigar o caso. Usa a palavra dolo, não sabotagem, mas, para bom entendedor…", escreveu a colunista no Twitter.
Durante coletiva de imprensa em Brasília (DF), o ministro disse que vai procurar a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o objetivo de apurar as causas do incidente. "O que nós sabemos é de uma constatação eminentemente técnica, que foi no Norte do Nordeste, no estado do Ceará. O outro não se sabe dizer se é um problema só técnico, se houve falha humana ou mesmo dolo. Vamos instaurar um inquérito policial para apurar com detalhes o que ocorreu, além de onde ocorreu".
Parlamentares repercutiram o apagão e defenderam a reestatização da Eletrobrás. Trabalhadores da empresa escreveram uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, demonstraram posição contrária à privatização e denunciaram o "sucateamento acelerado do quadro técnico" da companhia. O ministro Alexandre Silveira criticou a privatização da empresa. Em tom de crítica, o titular da pasta disse que ficou sabendo pela imprensa das mudanças no comando da estatal.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: