HOME > Mídia

Moro bloqueia Leandro Demori em rede social após ser questionado sobre propina de Bolsonaro

"Meu dia fica mais triste sem poder ler suas pérolas", ironizou Leandro Demori

Sergio Moro (à esq.) e Leandro Demori (Foto: ABR | Divulgação FNDC)

247 - O jornalista do Intercept Brasil Leandro Demori ironizou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) após o parlamentar bloquear o repórter do Twitter.

"Levou uns 4 anos. Até que segurou bem. Sou apoiador do block em casos de xingamentos. Mas o que fiz foi apenas perguntar se iriam se manifestar sobre as jóias dos Bolsonaro. Afinal, eu pago o salário do Serjo. Meu dia fica mais triste sem poder ler suas pérolas", escreveu o jornalista.

Na rede social, Domori questionou Sergio Moro sobre as joias apreendidas por auditores fiscais em 2021 e que seriam destinadas à família Bolsonaro.

De acordo com a legislação, presentes são patrimônio do Estado brasileiro e não bens pessoais. Um dos dois pacotes de joias tinha produtos avaliados em cerca de R$ 16,5 milhões, que iriam para a ex-primeira-dama. No segundo pacote tinha joias estimadas em cerca de R$ 400 mil.

Vaza Jato

A partir de 2019, o Intercept começou a publicar diálogos entre Moro e procuradores do Ministério Público Federal. De acordo com as mensagens, conhecidas como Vaza Jato, o senador, que era juiz da Operação Lava Jato na época, agia como uma espécie de assistente de acusação. Ele entrava em contato com procuradores para saber como estava sendo elaborada a denúncia. 

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão anteriormente proferida pela Segunda Turma da Corte no sentido de declarar a suspeição de Moro nos processos contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em junho de 2022, Moro foi derrotado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) por fraude em domicílio eleitoral e, em consequência, decidiu ser candidato pelo estado do Paraná.