Twitter recauchutado se aproxima do Facebook
Mudanas implementadas nesta semana tornam o TT mais "social"; microblog de ontem se consolida como plataforma comercial de hoje
Lucas Reginato_247 - Os usuários logo perceberam as novidades do Twitter nesta quinta-feira. Uma nova aba aparece com o nome do perfil, substituindo o “Mentions”, que listava os tuítes em que o @nomedousuário era citado. Agora, além das menções, retuítes e novos contatos estão numa mesma página. Onde havia “Retweets” anteriormente, agora aparece a aba “Activity”, que lista as atividades dos contatos (quem os seguidores começaram a seguir, os tuítes que foram "favoritados" etc).
A novidade já estava sendo testada com um número pequeno de pessoas em agosto e foi expandida agora. Mais do que oferecer uma ferramenta mais prática, a mudança no Twitter evidencia um reposicionamento da empresa, que começou apenas como um microblog. Agora, a nova estrutura sublinha o aspecto cada vez mais social dessa mídia - que, no começo, não permitia nem mesmo a @menção a outros usuários.
Cinco anos atrás, o primeiro tuíte foi publicado por @jack, fundador do Twitter, para apenas sete seguidores. Era comum ver na timeline das pessoas informações sobre a vida dos amigos, onde eles estavam, o que estavam fazendo. O caráter das frases nos 140 caracteres era mais pessoal, bem característico de blog. Hoje em dia, são 100 milhões de perfis interagindo, compartilhando, votando e até mesmo participando de promoções, como a #precojusto247. Informações pessoais continuam, mas as relações comerciais têm proliferado.
A lógica do Twitter, portanto, está ficando cada vez mais parecida com a do Facebook, que nasceu em 2004 e tem hoje 800 milhões de usuários. Com as mudanças no TT implementadas para o público geral nesta quinta-feira, um modelo de negócio está em jogo, assegurando um fluxo mais dinâmico de informações e mais oportunidades de comunicação entre marcas e clientes. Sem dúvida, é uma forma que o Twitter encontrou para se fortalecer como plataforma comercial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: