TV 247 logo
    HOME > Mundo

    A retaliação de Teerã

    A iminente extradio aos Estados Unidos do diplomata iraniano Nosratollah Tajik, preso no Reino Unido, pode estar por trs da depredao da embaixada britnica no Ir. O episdio promete isolar ainda mais o pas da comunidade internacional

    A retaliação de Teerã (Foto: Divulgação)
    Roberta Namour avatar
    Conteúdo postado por:

    Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris – A depredação da embaixada da Grã-Bretanha no Irã fez a França rapidemente agir. Paris condenou com veemência o episódio pelo porta-voz do Ministério dos Assuntos Estrangeiros: "Dada esta violação flagrante e inaceitável da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e da gravidade da violência, as autoridades francesas decidiram chamar em consulta o embaixador da França no Irã", disse Bernard Valero em um comunicado.

    Centenas de manifestantes pertencentes à milícia Basij, da linha-dura do governo, invadiram a Embaixada do Reino Unido na manhã de terça-feira. Londres acusou o governo do Irã de consentir o ato e deu o prazo de 48 horas para os diplomatas iranianos deixarem seu País. O incidente foi condenado por unânimidade pela comunidade internacional, incluindo China e Rússia, ambos parceiros do Irã, o que promete mergulhar o regime em um crescente isolamento econômico.

    Após o ataque, políticos e observadores se questionam sobre os verdadeiros motivos deste ato. O mais provável entre eles vai muito além do apoio do País a uma intervenção armada contra o projeto nuclear do Irã. Nosratollah Tajik, antigo embaixador iraniano na Jordânia, está preso há cinco anos na Grã-Bretanha. Ele é acusado de tentar comprar equipamentos eletrônicos proibidos, entre eles binóculos noturnos, para as forças armadas iranianas. Perseguido pela justiça americana, o diplomata está ameaçado de extradição para os Estados Unidos.

    Em várias ocasiões, personalidades políticas tentaram alertar o governo britânico contra essa extradição. Com a campanha agressiva contra a embaixada, os radicais iranianos pretendiam endereçar um forte sinal à Londres. Se a transferência para os Estados Unidos acontecer, as relações entre a Grã-Bretanha e o Irã prometem se azedar ainda mais.

    Acusado pelos países ocidentais de construir uma arma nuclear, o Irã fui punido com medidas que reduzirão dramaticamente seu acesso ao sistema financeiro internacional. As sanções também atingirão o setor petrolífero, o mais importante da economia iraniana.A provocação desta semana pode custar ainda mais caro para a Teerã e legitimar a campanha de Israel contra o país.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: