TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Aeroportos militares que abrigarem caças F-16 enviados à Ucrânia serão alvos de ataque da Rússia

    Para Moscou, entregar F-16 à Ucrânia implicaria riscos colossais

    Caças F16 (Foto: LUKASZ GLOWALA/REUTERS)

    247 - O presidente do Comitê de Defesa da Duma russa (Câmara Baixa do Parlamento), Andrei Kartapolov, afirmou na segunda-feira (10) que os aeródromos que abrigarem F-16 ucranianos seriam "alvos legítimos" para Moscou, se esses caças participarem em missões de combate contra a Rússia, destaca reportagem do canal HispanTV.

    "Qualquer aeroporto que abrigue aviões de combate ucranianos F-16, nacionais ou estrangeiros, será alvo legítimo para o exército russo se participar em missões de combate contra as forças de Moscou", avisou Kartapolov.

    Dessa forma, o parlamentar russo reagiu ao anúncio de Serhii Holubtsov, chefe de aviação das Forças Aéreas ucranianas, que declarou que alguns dos F-16 que Kiev receberá dos países ocidentais — Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega — serão mantidos em bases no exterior.

    Os F-16 requerem um alto nível de pistas e hangares reforçados para protegê-los de ataques no solo. Não está claro quantas bases aéreas ucranianas podem cumprir esses requisitos, por isso Kiev armazenaria os caças em países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

    A esse respeito, o chanceler russo, Serguéi Lavrov, declarou que Moscou considera a entrega de aviões de combate F-16 à Ucrânia como uma ameaça nuclear, já que esses aviões têm sido utilizados há muito tempo como parte das missões nucleares conjuntas do bloco atlântico, liderado pelos Estados Unidos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados