Air France suspende sobrevoo no Mar Vermelho após avistamento de "objeto luminoso"
A empresa também informou ajustes nas rotas de alguns voos e o retorno de certas aeronaves ao aeroporto de origem
247 - A Air France anunciou neste domingo (3) a suspensão temporária de sobrevoo em uma área do Mar Vermelho, após a tripulação de um de seus aviões reportar a presença de um "objeto luminoso" em alta altitude sobre o Sudão. A medida, segundo informações da AFP, é descrita como precaução devido à crescente instabilidade geopolítica na região.
Em comunicado enviado à agência, a Air France esclareceu que a decisão de suspender o tráfego aéreo sobre a área afetada foi tomada com base em "um princípio de precaução", e que essa suspensão permanecerá "até nova ordem". "A Air France confirma que, por princípio de precaução, decidiu suspender até nova ordem o sobrevoo de uma área do Mar Vermelho", informou a companhia. A decisão surge após a tripulação de um dos voos ter identificado "um objeto luminoso em grande altitude na região do Sudão", detalhou a empresa.
A empresa também informou ajustes nas rotas de alguns voos e o retorno de certas aeronaves ao aeroporto de origem. Ainda de acordo com fontes do setor, a Air France é a única companhia a adotar essa medida até o momento, e o espaço aéreo do Mar Vermelho permanece oficialmente aberto para navegação.
Desde novembro de 2023, a região tem sido marcada por alta tensão geopolítica e militar. Grupos rebeldes houthis, que controlam vastas áreas do Iêmen, têm lançado mísseis e drones contra embarcações que consideram aliadas de Israel. As ações dos houthis, em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza, representam um reflexo do agravamento do conflito com Israel e o grupo Hamas, que se intensificou desde outubro de 2023.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: