TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Aliança liderada por Modi deve vencer eleições na Índia

    As pesquisas de boca de urna projetam que a aliança liderada pelo BJP conquistará mais de 350 dos 543 assentos

    Narendra Modi (Foto: Adnan Abidi/Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Reuters - A aliança liderada pelo Partido Bharatiya Janata (BJP) do primeiro-ministro indiano Narendra Modi está projetada para ganhar uma grande maioria nas eleições gerais que terminaram no sábado, disseram as pesquisas de boca de urna na televisão, sugerindo que faria melhor do que o esperado pela maioria dos analistas.

    A maioria das pesquisas de boca de urna projetou que a Aliança Democrática Nacional (NDA) governante poderia ganhar uma maioria de dois terços na câmara baixa do parlamento de 543 membros, onde 272 são necessários para uma maioria simples. Uma maioria de dois terços permitirá ao governo introduzir emendas profundas na constituição.

    Um resumo de cinco grandes pesquisas de boca de urna projetou que a NDA poderia ganhar entre 353 e 401 assentos, um número que provavelmente impulsionará os mercados financeiros quando reabrirem na segunda-feira. A NDA ganhou 353 assentos nas eleições gerais de 2019, dos quais o BJP representou 303.

    Três das cinco pesquisas projetaram que o BJP sozinho poderia ganhar mais do que os 303 que venceu em 2019.

    A aliança da oposição "ÍNDIA", liderada pelo partido do Congresso de Rahul Gandhi, foi projetada para conquistar entre 125 e 182 assentos.

    As pesquisas de boca de urna, que são conduzidas por agências de pesquisa, têm um histórico irregular na Índia, pois muitas vezes erraram o resultado, com analistas dizendo que é um desafio acertá-las no grande e diverso país.

    Em seus primeiros comentários após o término da votação, Modi declarou vitória sem se referir às pesquisas de boca de urna.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: