António Guterres pede união de forças para pôr fim à 'situação desesperadora' em Gaza
O secretário-geral da ONU lamentou que Israel tenha intensificado as operações militares
Prensa Latina - O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou neste domingo (29) a unir forças para pôr fim ao pesadelo do conflito em Gaza, onde a situação se torna mais desesperadora.
Lamento que, em vez de uma pausa humanitária criticamente necessária e apoiada pela comunidade internacional, Israel tenha intensificado as suas operações militares”, disse o chefe da ONU em declarações à imprensa a partir do Nepal, para onde viajou neste fim de semana.
Guterres insistiu na necessidade de um cessar-fogo humanitário imediato, da libertação incondicional de todos os reféns e da entrega de ajuda humanitária sustentada numa escala que satisfaça as necessidades do povo de Gaza.
Nesse sentido, descreveu o número de mortos e feridos civis no enclave como inaceitável.
Mais de dois milhões de pessoas, sem nenhum lugar seguro para ir, são privadas dos bens essenciais da vida - comida, água, abrigo e cuidados médicos - enquanto são sujeitas a bombardeios implacáveis, disse ele.
“Todas as partes devem respeitar as suas obrigações ao abrigo do direito humanitário internacional”, enfatizou.
As leis da guerra estabelecem regras claras para proteger a vida humana e respeitar as preocupações humanitárias; estas leis não podem ser distorcidas por uma questão de conveniência, rejeitou o alto representante.
Guterres apelou aos esforços políticos conjuntos de todos os responsáveis.
Devemos unir forças para acabar com este pesadelo para o povo de Gaza, Israel e todos os afetados em todo o mundo, disse o secretário-geral.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: