TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Após Espanha, Noruega anuncia que está pronta para reconhecer a Palestina

    Os primeiros-ministros Store e Sanchez criticaram a tragédia humanitária que se desenrola na Faixa de Gaza cercada por Israel

    Primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Store (Foto: REUTERS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - A Noruega está pronta para reconhecer um Estado palestino independente e não descarta fazê-lo juntamente com a Espanha quando o momento for oportuno, disse o primeiro-ministro Jonas Gahr Store na sexta-feira.

    Store falou em uma coletiva de imprensa conjunta ao lado do primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez, que está em uma turnê por duas nações da Europa para reunir apoio para o reconhecimento do Estado palestino.

    "A Noruega está pronta para reconhecer o Estado da Palestina e reconhecer seu lugar, o lugar apropriado, nas Nações Unidas. A questão é em que momento e em que contexto faríamos isso para apoiar o processo em direção à paz na região. E o que esta reunião hoje deixou claro é que permaneceremos muito coordenados, entre Madri e Oslo", disse Store a repórteres.

    Questionado se os dois países planejavam reconhecer a Palestina como um estado simultaneamente, Store disse: "Eu não excluo isso."

    "Ainda não tomamos uma decisão. E novamente, esta é uma situação muito dinâmica na região", explicou o primeiro-ministro, acrescentando que Oslo e Madri são "semelhantes na importância deste processo".

    Store e Sanchez criticaram a tragédia humanitária que se desenrola na Faixa de Gaza cercada por Israel, onde os comboios de alimentos continuam sendo negados acesso, colocando 70% da população do norte de Gaza à beira da fome, segundo dados da ONU.

    Store disse que Oslo e Madri concordaram sobre a necessidade de garantir acesso humanitário imediato, um cessar-fogo e a libertação dos reféns.

    Sanchez disse que concordaram que uma solução de dois Estados é a chave para trazer uma paz duradoura para a região e que isso deve ser implementado "o mais rápido possível, quando as condições forem apropriadas e de uma maneira que possa ter o efeito mais positivo sobre o processo de paz".

    "É hora de passar das palavras aos atos. O reconhecimento do estado da Palestina e o reconhecimento mútuo entre Israel e Palestina são elementos-chave da implementação da solução de dois estados. A gravidade da situação exige ações ousadas", disse ele.

    Madri propôs a realização de uma conferência internacional de paz sobre a Palestina o mais rápido possível para avançar "uma solução que dê aos israelenses e palestinos um futuro de paz, segurança e justiça vivendo lado a lado", acrescentou Sanchez.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados