Ataque de colonos judeus contra palestinos em 15/8 foi 'incidente terrorista', diz Exército de Israel
Ataque contra palestinos em Jit, na Cisjordânia, deixou ao menos um morto. Entre os 100 agressores, apenas quatro foram presos pelas autoridades
Ansa - As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram nesta terça-feira (28) que os ataques de colonos judeus contra palestinos em Jit, na Cisjordânia, foram terroristas.
Em 15 de agosto, diversos colonos israelenses mascarados atearam fogo em casas e carros no vilarejo palestino e mataram pelo menos uma pessoa, ação que foi condenada pelo primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.
"Foi um grave incidente terrorista cometido por colonos israelenses que tentaram deliberadamente prejudicar os residentes da aldeia de Jit. Não conseguimos proteger os residentes palestinos", diz o relatório das IDF.
O Shin Bet, agência de segurança interna de Israel, declarou que já havia fornecido ao Exército e à polícia informações de que os colonos estavam planejando algum tipo de "violência nacionalista". O órgão ainda analisou que as IDF deveriam ter "operado com mais determinação".
Entre os 100 agressores, apenas quatro foram presos pelas autoridades e continuam sendo investigados.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: