Ataques de drones paralisam maior usina nuclear da Europa
Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que foi informada sobre ataques de drones
247 - O ataque de drones de Kiev a uma subestação elétrica Raduga na cidade de Energodar (também conhecida como Enerhodar) causou a interrupção do funcionamento normal das instalações da Usina Nuclear de Zaporozhye (Zaporizhzhia) (ZNPP) e do fornecimento de energia da cidade, informou a usina nesta quarta-feira (3), conforme citado pela agência Sputnik.
"Como resultado do ataque, o esquema regular de fornecimento de energia da cidade foi interrompido, assim como o funcionamento normal das instalações da usina, como a oficina de transporte, a gráfica, a administração de logística e suprimentos, que ficaram sem fornecimento de energia", disse o serviço de imprensa da usina no Telegram.
O serviço de imprensa acrescentou que as medidas de segurança nuclear estavam sendo "implementadas plenamente."
O chefe da corporação estatal russa de energia nuclear Rosatom, Alexey Likhachev, disse que oito funcionários da ZNPP ficaram feridos no ataque.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse nesta quarta-feira que foi informada sobre ataques de drones nas proximidades da Usina Nuclear de Zaporozhye (também conhecida como Zaporizhzhia) (ZNPP).
"A ZNPP informou à AIEA sobre vários ataques de drones nas proximidades do local hoje, ferindo trabalhadores na subestação elétrica de Enerhodar [Energodar] e iniciando incêndios na floresta perto do pátio de manobras da ZNPP. [O Diretor-Geral da AIEA] Rafael Grossi diz que ataques repetidos de drones são uma ameaça à segurança nuclear e à vida das pessoas e devem parar", disse a AIEA em um comunicado.
A ZNPP está localizada na margem esquerda do Dnieper (Dnipro) perto da cidade de Energodar. Esta é a maior usina nuclear da Europa em termos de número de unidades e capacidade instalada - a estação possui seis unidades de energia com capacidade de 1 gigawatt cada. Em outubro de 2022, a usina nuclear passou a estar sob posse da Rússia em meio à guerra com Kiev.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: