Aumentam as ações contra Israel de aliados do eixo da resistência no Iraque
Israel pode reagir às ações militares de grupos armados no Iraque
247 - Grupos armados xiitas no Iraque intensificaram ataques com foguetes e mísseis contra Israel nas últimas semanas, levantando preocupações em Washington de uma potencial retaliação israelense e de uma escalada regional. Esses grupos fazem parte do eixo de Resistência, solidários com o povo palestino e politicamente pr[óximos do Irã.
Reportagem da Reuters destaca que as ações armadas desses movimentos aumentaram em número e sofisticação.
Pelo menos dois atingiram os seus alvos e muitos tiveram de ser abatidos pelas defesas dos EUA e de Israel, de acordo com autoridades dos EUA e declarações públicas dos militares israelenses.
Novos armamentos, como mísseis de cruzeiro, têm sido usados regularmente desde maio e são mais difíceis de serem destruídos pelas defesas aéreas.
“No geral, a intensidade e os tipos de sistemas de armas utilizados aumentaram acentuadamente”, disse Mike Knights, membro do Instituto de Política para o Oriente Médio, em Washington, com sede nos EUA, onde acompanha os ataques. “Isso complica a tarefa israelense e representa um aumento no custo financeiro”, disse ele.
As raízes dos grupos iraquianos remontam à luta contra as tropas dos EUA no Iraque após a derrubada de Saddam Hussein em 2003. Desde então, aumentaram o seu alcance regional, refletindo a evolução de outros aliados do eixo da resistência iranianos, como os Houthis no Iêmen, que lançaram ataques contra embarcações de Israel e dos EUA no Mar Vermelho.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: