HOME > Mundo

Banco do Brics pode desempenhar um grande papel, diz economista

Analista destaca potencial do Banco de Desenvolvimento do Brics na criação de uma moeda comum para o grupo

Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (Foto: Divulgação/NDB)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - O Banco de Desenvolvimento do BRICS, também conhecido como New Development Bank (NDB), pode desempenhar um papel fundamental na criação de uma moeda comum para o grupo BRICS, composto pelas principais economias emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Essa perspectiva foi compartilhada pelo analista Tshepo Kgadima em entrevista à RT.

O NDB, sediado em Xangai, é uma instituição financeira multilateral de desenvolvimento estabelecida em 2014 pelos países do BRICS. Segundo Kgadima, tornar o Banco BRICS mais poderoso seria benéfico para todos os seus membros, mas antes disso, o grupo precisa ser "institucionalizado" e criar uma carta constitutiva.

"Transformar o BRICS em uma entidade com carta constitutiva daria ímpeto às discussões sobre uma moeda do BRICS", explicou o especialista durante a Cúpula do BRICS em Joanesburgo. Kgadima destacou que o processo de desdolarização já começou e ajudará os países do BRICS a caminhar em direção a uma moeda única, na qual teriam influência direta e controle sobre as estruturas econômicas de suas nações.

No entanto, ele afirmou que levaria pelo menos dez anos antes que uma moeda única do BRICS pudesse emergir. "Em vez de falar sobre a moeda do BRICS, talvez seja válido os líderes considerarem a adoção do renminbi chinês [yuan] como a moeda para acordos comerciais, bem como empréstimos e investimentos", sugeriu o economista.

Kgadima explicou que o yuan já faz parte da cesta de moedas de reserva globais, enquanto a criação de uma nova moeda do zero envolveria complicações significativas com os bancos centrais dos estados do BRICS. Ele acredita que, ao adotar a moeda chinesa, o BRICS também protegeria seus estados membros da turbulência econômica.

"A África do Sul sente a volatilidade da moeda, o enfraquecimento do rand mais por causa do uso do dólar. Mas se eles usarem o renminbi dentro das nações do BRICS, o renminbi já está atrelado ao dólar. E acredito que isso será uma onda de choque global se esta cúpula adotar o renminbi", afirmou.

No entanto, o economista enfatizou que o NDB deve aumentar sua capacidade financeira para poder emitir uma moeda do BRICS no futuro. Em sua opinião, essa mudança ajudaria os países africanos a dependerem menos do Ocidente, que demonstrou que seu "interesse não tem sido o desenvolvimento ou avanço de qualquer economia no continente africano".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: