Bélgica promete apoio total à decisão da CIJ no caso do genocídio palestino
Bélgica apoiará a decisão da CIJ caso a Corte determine que Israel comete genocídio na Faixa de Gaza no julgamento movido pela África do Sul
247 - A Bélgica anunciou que apoiará integralmente a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) no caso de genocídio contra Israel levantado pela África do Sul.
"A Bélgica reafirma o apoio total à Corte Internacional de Justiça neste caso. Se a Corte Internacional de Justiça solicitar a Israel que cesse sua campanha militar em Gaza, nosso país apoiará integralmente", escreveu a ministra da Cooperação para o Desenvolvimento e Política Urbana, Caroline Gennez, em X.
"A Bélgica defende na União Europeia e internacionalmente um cessar-fogo permanente, acesso humanitário completo, liberação incondicional dos reféns, respeito ao direito internacional e dois Estados como solução estrutural para este conflito", ela escreveu.
O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, fez recentemente apelos pelo fim das hostilidades na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que instou a UE a apresentar uma posição comum sobre o conflito. O serviço diplomático da União Europeia elaborou um roteiro de 10 pontos para a paz israelense-palestina.
Em 29 de dezembro, a África do Sul apresentou uma acção judicial junto à CIJ solicitando uma liminar contra Israel, alegando que os ataques de Israel a Gaza violam a Convenção do Genocídio.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: