HOME > Mundo

Benin quer dar nacionalidade do país para todos os afrodescendentes do planeta

Projeto foi um dos temas tratados pelo presidente do país em visita oficial ao Brasil

Reunião bilateral com o Presidente do Benim, Patrice Talon (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Um projeto de lei enviado pelo governo de Benin ao parlamento quer conceder a cidadania do país para todos os afrodescendentes do planeta, informa o G1. A ideia foi uma das pautas tratadas pelo presidente do país, Patrice Talon, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando realizou uma visita oficial ao Brasil na semana passada. Talon também discursou sobre o projeto ao lado de Lula:

"Na nossa visão, eu vou repetir, todos os brasileiros afrodescendentes são beninenses. E isso deveria ser para eles motivo de orgulho. E por esse motivo, será votada nos próximos dias uma lei para conceder a todos os afrodescendentes que assim o desejam a nacionalidade beninense. Portanto, de agora em diante, senhor presidente, o senhor será beninense também", disse o presidente sob aplausos.

Segundo o governo de Benin, a nacionalidade concedida será em uma modalidade limitada prevista nas leis do país. Os novos cidadãos poderão ter o passaporte do país, mas não poderão votar, por exemplo. Para ter acesso ao benefício, as pessoas interessadas terão de “comprovar” sua afrodescendência por meio de documentos oficiais, testemunhos e um teste de DNA realizado pelos órgãos chancelados por Benin.

O projeto classifica como afrodescendente “toda pessoa que, em sua genealogia, tem um ascendente africano subsaariano deportado para fora do continente no contexto do tráfico negreiro”.

A ideia de que “todos os afrodescendentes são beninenses” vem do pan africanismo, ideologia que prega a união do continente africano para vencer o subdesenvolvimento imposto pelo passado colonial. Durante a escravidão, negros de diferentes grupos sociais foram enviados às Américas, tendo a maior parte de sua identidade apagada ou suprimida. Portanto, os descendentes do continente africano ainda tentam descobrir sua origem geográfica, e o pensamento panafricano defende superar essa questão.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados