Biden apoia solução de dois Estados, mas rejeita reconhecimento unilateral da Palestina, diz Casa Branca
Um total de 142 países reconhecem a Palestina como um Estado
(Sputnik) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoia a criação de um Estado palestino apenas por meio de negociações diretas, disse a Casa Branca nesta quarta-feira (22), após Noruega, Espanha e Irlanda anunciarem que reconheceriam a Palestina.
"O presidente é um forte defensor de uma solução de dois Estados e tem sido ao longo de sua carreira", disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, citado pela CNN. "Ele acredita que um Estado palestino deve ser realizado através de negociações diretas entre as partes, não por meio de reconhecimento unilateral".
Mais cedo, o governo norueguês anunciou a decisão do país de reconhecer a Palestina como um Estado. Isso foi seguido pelo anúncio da Irlanda e da Espanha de que reconhecerão oficialmente a Palestina como um Estado em 28 de maio, dia em que a decisão da Noruega entra em vigor.
Logo após os anúncios, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, instruiu a retirada imediata dos embaixadores de Israel na Irlanda, Noruega e Espanha.
As autoridades palestinas acolheram a decisão dos três países, disse Wasel Abu Yousef, membro do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina, à Sputnik.
Até agora, a Palestina foi reconhecida por nove Estados-membro da União Europeia. Oito países — Bulgária, Chipre, República Tcheca, Hungria, Malta, Polônia, Romênia e Eslováquia — a reconheceram em 1988, antes de aderirem à UE, e a Suécia em 2014. Um total de 142 países reconhecem a Palestina como um Estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: