HOME > Mundo

Bolsonaro e Trump deverão ter primeiro encontro em evento da extrema direita nos EUA

Jair Bolsonaro e o ex-presidente estadunidense Donald Trump participarão da Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC), que será realizada em março, em Washington

Jair Bolsonaro e Donald Trump (Foto: Alan Santos - PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Jair Bolsonaro (PL) deverá se encontrar com o ex-presidente estadunidense Donald Trump durante “um evento conservador que reunirá lideranças de direita de todo o mundo na cidade de Washington, capital dos EUA, entre os dias 1º e 4 de março”, diz o jornal O Globo. Bolsonaro está na Flórida desde o final do ano passado, quando deixou o Brasil poucos dias antes do término do seu mandato à frente do Executivo Federal.

Ainda conforme a reportagem, a participação de Trump no evento da extrema direita  foi confirmada no site da Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC, da sigla em inglês). A presença de Bolsonaro na conferência foi confirmada pelo jornal Washington Examiner. Além do ex-mandatário brasileiro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro também fará uma palestra durante o encontro. 

Em 2021, o deputado foi um dos responsáveis por organizar um evento da CPAC no Brasil. Na ocasião, a Polícia Federal deteve o empresário Jason Miller,  ex-braço direito de Trump, no Aeroporto Internacional de Brasília, para apurar sua suposta participação na organização dos atos antidemocráticos no Brasil. 

Jair Bolsonaro é alvo de cinco inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e de duas ações penais, nas quais é réu. Na semana passada, Bolsonaro teve sete pedidos de investigação contra si remetidos à primeira instância pela ministra do STF Cármen Lúcia. Fora da Presidência da República, ele perde a prerrogativa de foro. 

Ele também é investigado por incentivar seus apoiadores a promoverem os atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita depredaram as sedes dos Três Poderes.

Em uma entrevista ao jornal estadunidense The Wall Street Journal, Bolsonaro disse que poderá retornar em março, apesar de não ter definido uma data para o seu retorno ao Brasil. Na ocasião, ele admitiu que teme preso após desembarcar no Brasil. "Uma ordem de prisão pode surgir do nada", disse ele.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: