Brasil se une a EUA e Japão para pressionar a China na OMC
Em contraste com a realidade objetiva, que mostra o nível elevado das relações comerciais com a China, o governo Bolsonaro decidiu se unir aos EUA e ao Japão para pressionar a China na Organização Mundial de Comércio (OMC)
247 - Brasil, Estados Unidos e Japão decidiram se unir e fazer um apelo aos outros 161 membros da OMC a garantir o princípio de economia de mercado na organização multilateral, para assegurar condições equitativas de competição.
A informação é do jornal Valor Econômico, que ressalta que este episódio é uma "ilustração do confronto que deverá ocorrer na reforma dessa entidade chave na governança global".
“Vemos essa discussão como necessária no contexto de se alcançar reforma significativa na OMC”, diz o comunicado conjunto.
“Essa não é uma questão de debater diferentes modelos econômicos, mas reflete um entendimento compartilhado de fair play”, afirma o documento assinado por Brasil, EUA e Japão, sem mencionar explicitamente a China.
A declaração conjunta afirma que as empresas dos países-membros devem operar sob condições orientadas para o mercado e incentivam os parceiros a revisar esses elementos em detalhes na medida em que as discussões avancem na OMC.
A China reagiu tanto na OMC como no G20 rejeitando o debate e insistindo que o princípio de economia de mercado não é para ser discutido na entidade global de comércio.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: