BRICS precisa de transações em moedas nacionais, não de moeda comum, diz Putin
"É uma perspectiva de muito longo prazo", enfatizou o presidente russo
247 - O BRICS precisa de um sistema de liquidação em moeda nacional bem funcional e de logística financeira, e não de uma moeda comum, disse o presidente russo Vladimir Putin na quinta-feira.
"Quanto ao BRICS, não precisamos criar uma moeda comum, mas estabelecer um sistema de liquidações, criar logística financeira para garantir liquidações entre nossos estados em moedas nacionais, levando em consideração a situação com nossas moedas nacionais e o desempenho macroeconômico de nossas economias, bem como diferenças nas taxas de câmbio e processos de inflação. É uma situação difícil, mas gerenciável. Precisamos trabalhar nisso," disse Putin no Clube de Discussão Valdai, conforme a agência Sputnik.
A questão da criação de uma moeda comum do BRICS foi discutida com especialistas e é teoricamente possível, acrescentou o presidente russo.
"Para alcançá-la um dia, precisamos atingir uma certa paridade no desenvolvimento de nossas economias nacionais. É uma perspectiva de muito longo prazo... A zona do euro adotou o euro, uma moeda comum, sem considerar como isso funcionaria para países com diferentes níveis de desenvolvimento econômico, causando eventualmente problemas. Por que cometeríamos os mesmos erros", disse também Putin, acrescentando que há a necessidade de melhorar o sistema financeiro como um todo.
Enquanto o dólar é atualmente utilizado em 84,3% do comércio transfronteiriço, a moeda chinesa, o yuan, representa apenas 4,5%. No entanto, uma moeda emitida pelo BRICS teria um peso significativo, pois esses países, em termos de PIB, superam coletivamente não apenas os Estados Unidos, mas toda a classe de peso do G-7.
Um dos principais desejos do presidente Lula é que o banco dos BRICS crie uma moeda. O objetivo é reduzir a dependência do dólar e promover uma maior autonomia financeira para os países que compõem o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: