Brics: Xi Jinping afirma que ascensão do Sul Global sinaliza mudança no mundo
"O impulso conjunto do Sul Global para a modernização é um evento importante na história mundial e uma conquista sem precedentes", disse o líder chinês
247 - O presidente chinês Xi Jinping enfatizou nesta quinta-feira (24), durante a sessão plenária da 16ª Cúpula do BRICS, realizada em Kazan, na Rússia, a ascensão do Sul Global como um indicativo claro de transformações significativas no cenário mundial destaca a agência Sputnik.
A cúpula, que adota um formato BRICS+/Outreach, contou com a presença de 42 delegações de estados e organizações internacionais, incluindo líderes como Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, além do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff.
"Outreach" se refere à prática de convidar líderes de países próximos ao estado que preside a cúpula, promovendo um diálogo mais amplo e inclusivo. Durante sua fala, Xi sublinhou que a modernização coletiva do Sul Global representa um marco na história mundial, ao afirmar que "o impulso conjunto do Sul Global para a modernização é um evento importante na história mundial e uma conquista sem precedentes no processo de desenvolvimento da civilização humana".
Entretanto, o presidente chinês também alertou sobre os desafios persistentes que a paz e o desenvolvimento enfrentam globalmente, reconhecendo que o caminho para a renascença do Sul Global não será fácil. Ele destacou a necessidade de os países do BRICS atuarem como uma força estabilizadora na busca por soluções para problemas globais, abordando tanto as causas quanto os sintomas das crises atuais.
Um dos pontos centrais de sua declaração foi a urgência de um cessar-fogo abrangente na Faixa de Gaza, defendendo a implementação do projeto Solução de Dois Estados, baseado em resoluções anteriores do Conselho de Segurança da ONU. Xi também enfatizou a importância de resolver rapidamente a escalada da situação na Ucrânia, preparando o terreno para uma solução política.
"Independentemente das mudanças na situação internacional, a China sempre cuidará do Sul Global", assegurou Xi, reafirmando o compromisso de Pequim em apoiar a adesão de novos membros ao BRICS. O líder chinês agradeceu ainda ao presidente russo Vladimir Putin pela organização bem-sucedida da cúpula, que marca o culminar da presidência russa no bloco.
O BRICS, formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiu sua composição em 2024 com a entrada de novos membros, incluindo Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Com a cúpula de Kazan, realizada sob o lema de fortalecer o multilateralismo para um desenvolvimento global equitativo e seguro, a presidência do BRICS será transferida do Brasil em 2025.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: