TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Caças F-16s chegam à Ucrânia, alimentando esperança de Kiev em mudar o curso da guerra

    Kiev recebeu os primeiros 10 dos 79 caças F-16 prometidos pelos países ocidentais

    Aviões de combate F-16 ucranianos em local não revelado na Ucrânia, em 4 de agosto de 2024 (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Pilotos ucranianos começaram a voar com caças F-16 em operações dentro do país, anunciou o presidente Volodymyr Zelensky neste domingo (4), confirmando a chegada dos jatos após uma longa espera.

    O líder ucraniano anunciou o uso dos 10 caças F-16s enquanto se encontrava com pilotos militares em uma base aérea, acompanhado por dois dos jatos, com mais dois voando acima, informou a agência Reuters.

    "Os F-16 estão na Ucrânia. Conseguimos. Estou orgulhoso dos nossos rapazes que estão dominando esses jatos e já começaram a usá-los para o nosso país", disse Zelenskiy em um local que as autoridades pediram à Reuters que não divulgasse por motivos de segurança.

    Falando aos repórteres na pista de um campo de aviação, Zelenskyy disse que a Ucrânia ainda não tem pilotos treinados suficientes para usar os F-16s nem jatos suficientes.

    "O lado positivo é que estamos esperando por F-16s adicionais... muitos rapazes estão agora em treinamento", disse ele. Ele destacou a importância de que os aliados ocidentais de Kiev encontrem maneiras de expandir os programas de treinamento e as oportunidades tanto para os pilotos ucranianos quanto para as equipes de engenharia.

    A Holanda e a Dinamarca foram os primeiros países a concordar em fornecer F-16 à Ucrânia. A Casa Branca confirmou que Kiev receberia os jatos fabricados nos EUA de terceiros países assim que os pilotos ucranianos concluíssem o treinamento para pilotá-los.

    Os países ocidentais aumentaram a sua ajuda militar e financeira à Ucrânia desde o início da operação militar da Rússia em 2022. O Kremlin alerta contra a continuação das entregas de armas a Kiev, dizendo que isso levaria a uma nova escalada do conflito. (Com agências).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados