Caixão com corpo de Mandela percorrerá Pretória
Durante três dias da próxima semana, restos mortais do líder sul-africano Nelson Mandela passarão pela cidade; velório será restrito a credenciados; antes, no dia 10, vai acontecer no FNB Stadium, no bairro de Soweto, em Johanesburgo, um serviço religioso em memória do ex-presidente
Opera Mundi - O caixão com o corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela percorrerá na próxima semana as ruas da capital da África do Sul, Pretória, informaram as autoridades do país neste sábado (07/12). O desfile acontecerá entre os dias 11 e 13 de dezembro para, depois, os restos mortais serem velados na sede do governo sul-africano.
O acesso ao velório, no entanto, será controlado. "Vamos encorajar os cidadãos a ir às ruas enquanto (o caixão) passar pelas ruas de Pretória em direção ao Union Buildings", disse Néon Nomodu, diretora do Escritório de Comunicação e Informação do Executivo (GCIS). A trajetória do caixão será divulgada na manhã de cada dia.
Um credenciamento será necessário para participar da cerimônia no prédio do governo. Os autorizados chegarão ao local com um ônibus oficial. Antes, no dia 10, vai acontecer no FNB Stadium (antes conhecido como Soccer City), no bairro de Soweto, em Johanesburgo, um serviço religioso em memória do ex-presidente.
O funeral de Estado de Mandela será realizado no próximo dia 15 em Qunu, no sudeste do país, cidade onde ele viveu na infância. Em sua autobiografia, Long Walk to Freedom ("Longo Caminho para a Liberdade"), Mandela descrevia Qunu como o local onde ele passou os momentos mais felizes de sua infância.
A próxima semana foi declarada "semana nacional de luto" pelo governo sul-africano, começando no domingo (8) com "um dia nacional de orações e reflexões".
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, confirmou presença no funeral. Ela deve chegar à África do Sul no dia 14 de dezembro.
(*) Com Efe
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: